O objetivo deste estudo é o de apresentar uma síntese de um plano de marketing elaborado para uma empresa franqueada do segmento de comercialização de produtos naturais e suplementos esportivos. É um estudo qualitativo e descritivo, realizado durante o segundo semestre de 2019, por meio de entrevistas semiestruturadas e de dados secundários existentes. A partir da estrutura de Plano de Marketing proposta por Ferrel e Hartline (2009), foi possível a realização de uma análise ambiental e análise Swot, definindo metas e objetivos, formulando ações de marketing e propostas para implementá-las e avaliar e controlar este processo. Os resultados indicam a necessidade da empresa em possuir um plano que oriente suas ações de marketing, tendo em vista a ausência de sistematização destas atividades bem como são propostas ações como a criação de ações de fidelização de clientes, elaboração de procedimentos estratégicos de comunicação de marketing, realização de parcerias comerciais entre outros que viabilizem um aumento da competitividade da empresa perante seus concorrentes. Foi possível concluir que o plano de marketing pode contribuir com o desenvolvimento estratégico da empresa franqueada.
Comissão Científica
Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)
Maria Carolina Conejero (FEI)