A pandemia do Covid-19 causou um grande impacto na economia mundial. Com as restrições, quarentena e lockdown, muitas pessoas tiveram que recorrer ao comércio digital para realizar compras, desde eletrônicos, mercado, dentre outros serviços. Com isso, essa pesquisa teve como objetivo analisar a tendência de compra em B2C (Business to Consumer) por delivery em São Luís – MA, no período da pandemia do COVID-19. Para isso, foi realizada a aplicação de um questionário, com perguntas socioeconômicas e específicas em relação ao consumo por delivery, aplicado por meio de amostragem aleatória simples com indivíduos que residem na cidade de São Luís, Maranhão. Os dados foram analisados com o auxílio do programa Microsoft Excel e organizados em gráficos para discussão. A pesquisa foi realizada no período compreendido entre março e abril do ano de 2021 e foram obtidas 303 respostas dos questionários. Em relação ao perfil socioeconômico dos pesquisados, destacaram-se sendo 61% do gênero feminino e 39% do gênero masculino, onde a renda familiar predominante foi de R$ 1.100 a R$ 2.200,00 (41%) e de acordo com as respostas, o serviço delivery é o mais consumido entre jovens de 18 a 27 anos (63,40%). Percebeu-se, que os aplicativos marketplace de grandes empresas como Uber eats e ifood, são os mais utilizados (55,6%). No entanto, opiniões sobre produtos e serviços são pesquisadas, em sua maioria, nas redes sociais para a decisão de compra. Concluiu-se, que a pandemia do COVID-19 teve influência no aumento do consumo por delivery, especialmente pelo seu uso ser maior entre os jovens de 18 a 27 anos. Empresas que utilizam a ferramenta do marketplace e e-commerce obtiveram vantagens durante esse período, considerando que o hábito em adquirir produtos e serviços on-line tende a continuar no cotidiano da população na pós-pandemia.
Comissão Científica
Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)
Maria Carolina Conejero (FEI)