E-BUSINESS: A TENDÊNCIA DE CONSUMO B2C EM DELIVERY DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19 EM SÃO LUÍS - MA.

  • Autor
  • POLYANA RAYSSE AMORIM ALVES
  • Co-autores
  • VANESSA DE CÁRITAS PEREIRA , LEILA CRISTINA DA SILVA OLIVEIRA , HELIO ARAUJO DE LIMA
  • Resumo
  •  

    A pandemia do Covid-19 causou um grande impacto na economia mundial. Com as restrições, quarentena e lockdown, muitas pessoas tiveram que recorrer ao comércio digital para realizar compras, desde eletrônicos, mercado, dentre outros serviços. Com isso, essa pesquisa teve como objetivo analisar a tendência de compra em B2C (Business to Consumer) por delivery em São Luís – MA, no período da pandemia do COVID-19. Para isso, foi realizada a aplicação de um questionário, com perguntas socioeconômicas e específicas em relação ao consumo por delivery, aplicado por meio de amostragem aleatória simples com indivíduos que residem na cidade de São Luís, Maranhão. Os dados foram analisados com o auxílio do programa Microsoft Excel e organizados em gráficos para discussão. A pesquisa foi realizada no período compreendido entre março e abril do ano de 2021 e foram obtidas 303 respostas dos questionários. Em relação ao perfil socioeconômico dos pesquisados, destacaram-se sendo 61% do gênero feminino e 39% do gênero masculino, onde a renda familiar predominante foi de R$ 1.100 a R$ 2.200,00 (41%) e de acordo com as respostas, o serviço delivery é o mais consumido entre jovens de 18 a 27 anos (63,40%). Percebeu-se, que os aplicativos marketplace de grandes empresas como Uber eats e ifood, são os mais utilizados (55,6%). No entanto, opiniões sobre produtos e serviços são pesquisadas, em sua maioria, nas redes sociais para a decisão de compra. Concluiu-se, que a pandemia do COVID-19 teve influência no aumento do consumo por delivery, especialmente pelo seu uso ser maior entre os jovens de 18 a 27 anos. Empresas que utilizam a ferramenta do marketplace e e-commerce obtiveram vantagens durante esse período, considerando que o hábito em adquirir produtos e serviços on-line tende a continuar no cotidiano da população na pós-pandemia.

     

  • Palavras-chave
  • Consumidor On-line. Coronavírus. E-Business. E-commerce. Marketplace.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Marketing
Voltar Download
  • Administração pública, governo e terceiro setor
  • Empreendedorismo, startups e inovação
  • Ensino, Pesquisa e Capacitação Docente em Administração
  • Estratégia
  • Estudos organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de pessoas
  • Marketing
  • Operações e logística
  • Gestão socioambiental
  • Administração da Informação

Comissão Científica

Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)

Maria Carolina Conejero (FEI)