OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA: O IMPACTO NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE SMARTPHONES

  • Autor
  • Bruna Silva Morais
  • Co-autores
  • Prof. Dr. Ycarim Melgaço Barbosa
  • Resumo
  •  

    O objetivo principal do presente estudo foi o de analisar as práticas de consumo relacionadas com a obsolescência programada. Para tanto, foi observado o grau de interferência na decisão de compra do consumidor de aparelhos smartphones em Goiânia. A metodologia utilizada baseou-se na busca de periódicos científicos e em outras fontes sobre obsolescência programada e marketing de consumo. Empregou-se também o Google Forms, para a pesquisa quantitativa. Assim, foi feito um levantamento preliminar acerca do número de usuários dos sistemas Android e IOS, o motivo da escolha por determinados aparelhos, a frequência de troca e, por fim, como é realizado o descarte.

     

     

  • Palavras-chave
  • Comportamento do Consumidor, Obsolescência Programada, Smartphones
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
  • Marketing
Voltar Download
  • Administração pública, governo e terceiro setor
  • Empreendedorismo, startups e inovação
  • Ensino, Pesquisa e Capacitação Docente em Administração
  • Estratégia
  • Estudos organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de pessoas
  • Marketing
  • Operações e logística
  • Gestão socioambiental
  • Administração da Informação

Comissão Científica

Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)

Maria Carolina Conejero (FEI)