TRABALHO EM HOME OFFICE E A SÍNDROME BURNOUT NOS DOCENTES DA CIDADE DE SALVADOR (BA)

  • Autor
  • MARCELE CERQUEIRA ALVES
  • Co-autores
  • JEAN SILVA SANTOS , SILVIO JOSE DOS SANTOS JUNIOR , VERA LUCIA BARBOSA DE JESUS , ELISANGELA JULIAO CARDOSO
  • Resumo
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    Nos últimos anos, o trabalho em home office vem sendo adotado por diversas instituições, possibilitando maior flexibilidade, além da redução de custos em algumas situações. O ano de 2020, esta modalidade de trabalho foi preponderante em todas as organizações ao redor do mundo, incluindo o Brasil, em virtude da condição de isolamento social imposta pela pandemia do covid-19. As instituições de ensino que não utilizavam o ensino remoto precisaram adaptar-se rapidamente. Diante desse cenário questionou-se sobre quais fatores contribuem para desencadear a síndrome de Burnout nos professores que trabalham em home office durante a pandemia? Como objetivo a pesquisa visa detectar fatores que afetam a  qualidade de vida  dos professores brasileiros que estão realizando o trabalho em home office durante  a pandemia do Covid-19.  Para tanto, foi utilizado como método de coleta de dados formulário eletrônico disponibilizado via link através do aplicativo WhatsApp para professores que estão utilizando o trabalho remoto. Como resultado da pesquisa identificou que os professores que estão executando o trabalho em home office sentem-se estressados e estão com exaustão emocional e mental, além de perceberem que estão sobrecarga de trabalho o que afeta na sua qualidade de vida e os sintomas que relatam sentir podem ser indicativos da síndrome de Burnout.

     

  • Palavras-chave
  • Home Office, Estresse, Síndrome de Burnout
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Gestão de pessoas
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Comissão Científica

Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)

Maria Carolina Conejero (FEI)