Nos últimos anos, o trabalho em home office vem sendo adotado por diversas instituições, possibilitando maior flexibilidade, além da redução de custos em algumas situações. O ano de 2020, esta modalidade de trabalho foi preponderante em todas as organizações ao redor do mundo, incluindo o Brasil, em virtude da condição de isolamento social imposta pela pandemia do covid-19. As instituições de ensino que não utilizavam o ensino remoto precisaram adaptar-se rapidamente. Diante desse cenário questionou-se sobre quais fatores contribuem para desencadear a síndrome de Burnout nos professores que trabalham em home office durante a pandemia? Como objetivo a pesquisa visa detectar fatores que afetam a qualidade de vida dos professores brasileiros que estão realizando o trabalho em home office durante a pandemia do Covid-19. Para tanto, foi utilizado como método de coleta de dados formulário eletrônico disponibilizado via link através do aplicativo WhatsApp para professores que estão utilizando o trabalho remoto. Como resultado da pesquisa identificou que os professores que estão executando o trabalho em home office sentem-se estressados e estão com exaustão emocional e mental, além de perceberem que estão sobrecarga de trabalho o que afeta na sua qualidade de vida e os sintomas que relatam sentir podem ser indicativos da síndrome de Burnout.
Comissão Científica
Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)
Maria Carolina Conejero (FEI)