A educação pública brasileira é um tema político e recorrente na mídia. Ações governamentais têm sido feitas para melhorar a qualidade da aprendizagem e ensino, no entanto, não estão sendo suficientes. Nesse contexto surge, o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP) com atuação na Bahia. Dessa forma, analisou-se como o ICEP contribui para o engajamento da comunidade e para a cooperação intermunicipal na educação pública da região. Foi-se a campo para conhecer as práticas do Instituto e, assim, um estudo de caso foi feito. Pode-se concluir que o ICEP é um importante agente na região da Chapada Diamantina, capaz de promover o engajamento da população em prol da educação. A cooperação intermunicipal promovida pelo Instituto possibilita que municípios dividam custos e, consequentemente, tragam melhores práticas e formações. Por fim, é possível perceber que, embora o engajamento comunitário e a cooperação intermunicipal sejam apresentados como ponto fundamental das atividades do Instituto, a formação continuada é a verdadeira atividade exercida pela organização há mais de 10 anos. Engajar a comunidade e o governo serve como suporte para que a educação continue sendo prioridade no município independente da mudança de governo, pois educação é um direito e têm o poder de pressionar as autoridades públicas. No entanto, o engajamento da população como um todo é utópico. Concentrando-se a uma parcela da população que já está relacionada com a educação. O trabalho pode ser fonte de inspiração para escolas, comunidades e territórios que anseiam melhor qualidade e resultados da educação.
Comissão Científica
Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)
Maria Carolina Conejero (FEI)