O trânsito é um problema nas grandes cidades que vem sendo combatido com diversas técnicas mas a cidade do Rio de Janeiro, mesmo tendo melhorado nos últimos anos, continua com o maior problema de congestionamento da América Latina, sendo o oitavo pior do mundo. Este trabalho apresenta um método inteligente de calcular os tempos dos semáforos com a finalidade de diminuir a espera nos semáforos e consequentemente o índice do Rio de Janeiro - tendo em vista que a base para o cálculo do TomTom Traffic Index é o tempo adicional perdido no trânsito. Fundamentado em aprendizado profundo, utilizando algoritmos de visão computacional, HOG e SVM, para a detecção de automóveis e pedestres nas vias junto de uma rede neural e uma segunda rede para integrar e processar os dados recolhidos pelos algoritmos de diversos semáforos da cidade e, por fim, calcular qual deveria ser o estado de cada semáforo para diminuir o tempo de trânsito, tanto de automóveis quanto de pedestres. Este tema tem sido base de diversos artigos desde o início deste problema e desde então diversas cidades, incluindo o Rio de Janeiro, tiveram significativas melhoras. Com o avanço da tecnologia e o desenvolvimento de algoritmos de visão computacional e de aprendizado profundo, novas possibilidades de abordagem foram surgindo e, consequentemente, métodos mais inteligentes que demandam menos investimento e maior retorno tal qual o método desenvolvido neste trabalho o qual depende apenas da instalação de câmeras e uma central de processamento, em vez da instalação de vários sensores.
O 4o Encontro Regional de Pesquisa Operacional do Norte (4o. ERPO-NO) foi realizado entre os dias 7 a 9 de novembro de 2018, na Universidade do Estado do Amazonas, na cidade de Manaus, Amazonas.
O I ERPO-NO 2011 ocorreu em Manaus, Amazonas o II ERPO-NO 2014 ocorreu em Palmas, Tocantins e o III ERPO-NO 2016 também em Manaus, Amazonas. Tais encontros re- gionais de Pesquisa Operacional (PO) são eventos apoiados pela SOBRAPO (Sociedade Brasi- leira de Pesquisa Operacional) e têm por objetivo principal, disseminar e edificar as abordagens de PO regionalmente, através da troca de conhecimentos e experiências entre pesquisadores, profissionais e estudantes de diversas regiões do país, bem como da divulgação de trabalhos científicos executados e/ou em execução com essa abordagem.
A aplicação da PO na região Norte encontra-se em ampla expansão, apresentando uma gama de possibilidades quanto à área de estudo e as problemáticas a serem abordadas de acordo com as particularidades de cada estado que compõe a referida região. Assim, um encontro envolvendo temáticas norteadas pela Pesquisa Operacional é uma oportunidade de integralização e ampliação dos saberes na área, bem como sua aplicação nos diversos setores.
Nesta quarta edição, ERPO-NO 2018, conta com o apoio da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em conjunto com a Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SO- BRAPO) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).
Comissão Organizadora
Rainer Xavier de Amorim
Renata da Encarnação Onety
Comissão Científica
Anna Karollyna Albino Brito
Bruno Raphael Cardoso Dias
Carlos Augusto de Araújo Mar
Carlos Bruno Oliveira Lopes
Danielle Gordiano Valente
Elloá Barreto Guedes
Ely Sena de Almeida
Eulanda Miranda dos Santos
Flávio José Mendes Coelho
Gustavo Neto
Hidelbrando Ferreira Rodrigues
Kelen Gomes
Marcela Pessoa
Marcos Salvatierra
Omar Latorre Vilca
Ornélio Hinterholz Junior
Rainer Xavier de Amorim
Marcelo Silva dos Santos
Ramina Samoa
Sandro Bitar
Simone Ingrid Monteiro Gama
Sérgio Cleger Tamayo
Thiago Pontin Tancredi
otimiza@uea.edu.br