A complexidade da construção naval na Região Norte e a fragilidade econômica dos estaleiros ocasionam processos construtivos cada vez mais caros e arriscados. Além disso, ao considerar o atual cenário econômico, faz-se necessário o estudo de alternativas para uma construção mais segura e econômica. A construção naval caracteriza-se pela construção em etapas que são revisadas repetidamente. Por isso, é válido considerar a terceirização de determinadas peças e serviços para obter minimização de custos. Para a tomada de decisão em relação ao que deve ser produzido e ao que deve ser terceirizado é levado em conta o tempo e/ou custo – dependendo da etapa. A decisão será tomada com base em uma análise tabular com a inserção de dados relativos ao custo, tempo de realização e quantidade de determinado material para as etapas consideradas. Além da análise interpretativa é feita uma análise por meio do Solver do Excel para obter a quantidade exata que deve ser terceirizada para obtenção do mínimo custo em determinada etapa. A função objetivo utilizada no Solver envolve o produto do: tempo e quantidade e a multiplicação de custo por quantidade comprada (variando conforme a etapa). Portanto, espera-se fornecer ao estaleiro argumentos que justifiquem a prática de terceirização no processo construtivo de um rebocador regional.
PALAVRA CHAVE: Tomada de decisão, Rebocador regional, Minimizar custos.
O 4o Encontro Regional de Pesquisa Operacional do Norte (4o. ERPO-NO) foi realizado entre os dias 7 a 9 de novembro de 2018, na Universidade do Estado do Amazonas, na cidade de Manaus, Amazonas.
O I ERPO-NO 2011 ocorreu em Manaus, Amazonas o II ERPO-NO 2014 ocorreu em Palmas, Tocantins e o III ERPO-NO 2016 também em Manaus, Amazonas. Tais encontros re- gionais de Pesquisa Operacional (PO) são eventos apoiados pela SOBRAPO (Sociedade Brasi- leira de Pesquisa Operacional) e têm por objetivo principal, disseminar e edificar as abordagens de PO regionalmente, através da troca de conhecimentos e experiências entre pesquisadores, profissionais e estudantes de diversas regiões do país, bem como da divulgação de trabalhos científicos executados e/ou em execução com essa abordagem.
A aplicação da PO na região Norte encontra-se em ampla expansão, apresentando uma gama de possibilidades quanto à área de estudo e as problemáticas a serem abordadas de acordo com as particularidades de cada estado que compõe a referida região. Assim, um encontro envolvendo temáticas norteadas pela Pesquisa Operacional é uma oportunidade de integralização e ampliação dos saberes na área, bem como sua aplicação nos diversos setores.
Nesta quarta edição, ERPO-NO 2018, conta com o apoio da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em conjunto com a Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SO- BRAPO) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).
Comissão Organizadora
Rainer Xavier de Amorim
Renata da Encarnação Onety
Comissão Científica
Anna Karollyna Albino Brito
Bruno Raphael Cardoso Dias
Carlos Augusto de Araújo Mar
Carlos Bruno Oliveira Lopes
Danielle Gordiano Valente
Elloá Barreto Guedes
Ely Sena de Almeida
Eulanda Miranda dos Santos
Flávio José Mendes Coelho
Gustavo Neto
Hidelbrando Ferreira Rodrigues
Kelen Gomes
Marcela Pessoa
Marcos Salvatierra
Omar Latorre Vilca
Ornélio Hinterholz Junior
Rainer Xavier de Amorim
Marcelo Silva dos Santos
Ramina Samoa
Sandro Bitar
Simone Ingrid Monteiro Gama
Sérgio Cleger Tamayo
Thiago Pontin Tancredi
otimiza@uea.edu.br