O presente artigo trata sobre a importância de a biblioteca contemporânea ser um espaço de convivência atrativo e acolhedor, que promova o acesso inclusivo e democrático à informação, à cultura e ao lazer. Aponta a necessidade da adequação do espaço da biblioteca para que a mesma possa exercer plenamente sua função na sociedade hodierna. Apresenta a proposta de projeto de modernização do layout da Biblioteca Comunitária da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), que integra a Rede Sirius – Rede de Bibliotecas da UERJ. Informa que o público-alvo da biblioteca contempla a comunidade interna e externa à Universidade e que é a única na qual o usuário sem vínculo com a Universidade pode realizar empréstimo domiciliar. Aponta que o projeto de modernização do layout da biblioteca inspirou-se na experiência inovadora da Biblioteca Parque do Estado do Rio de Janeiro e baseou-se no conceito de biblioteca parque, assim como buscou atender as normas de acessibilidade preconizadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas. Expressa as ações realizadas até o momento, visando a modernização do layout, como a retirada do forro do teto e a adequação da iluminação, que já trouxeram mudanças significativas para o ambiente da biblioteca. Apresenta o projeto arquitetônico do novo layout da biblioteca, elaborado pela arquiteta designada pela Divisão de Arquitetura da Prefeitura do Campi da Universidade. Informa que o projeto encontra-se em fase de projeto executivo, na qual são especificados os materiais que serão usados na obra de engenharia. Ressalta que todo o planejamento e construção do projeto sucedeu-se durante o período pandêmico da COVID-19, à distância. Destaca que a modernização do layout da biblioteca é considerada uma das prioridades da atual gestão da Rede Sirius e, portanto, a Direção buscou parcerias institucionais junto à Prefeitura do Campi da Universidade que tem contribuíram de forma imprescindível para a realização do projeto.
ANAIS DO SEMINÁRIO DE INFORMAÇÃO EM ARTE - REDARTE/RJ - ISSN 2595-198X
v.5, n. 1, 2021
A Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte no Estado do Rio de Janeiro - REDARTE/RJ, em conjunto com as instituições membros e parceiras, organizou o 7º Seminário de Informação em Arte, visando a ampliação da reflexão e do debate de temas relacionados às bibliotecas e à Arte, em consonância com os objetivos da Agenda 2030. A sétima edição do Seminário, prevista para julho de 2020 e adiada, em função da pandemia da Covid-19, foi realizada, no formato virtual, nos dias 13 e 14 de julho de 2021, e contou com o apoio do UIA2020Rio, que também fora adiado para 2021. O Seminário teve como tema: "Arquiteturas em bibliotecas e centros de informação em artes: do espaço físico ao espaço virtual".
Arquiteturas em bibliotecas e centros de informação em artes: do espaço físico ao espaço virtual.
As bibliotecas, arquivos e museus são por definição espaços arquitetônicos com a função principal e primordial de albergar acervos. Desde sempre a arquitetura está presente nestes espaços do saber e da cultura. Ao longo do tempo, estes espaços foram se adaptando às necessidades de cada momento histórico, convertendo-se em espaços democráticos de socialização do conhecimento, da cultura e das pessoas. O uso de seus espaços se transformou para que se tornassem mais funcionais tanto em relação a seus acervos, usuários e equipes. Desenvolveu-se, desde então, uma arquitetura especializada na concepção destes espaços da memória e do conhecimento. As novas tecnologias da informação e da comunicação (NTICs), por sua vez, levam à Arquitetura da Informação especializada na organização e estruturação da informação dentro do espaço digital e virtual de empresas e instituições, tornando os profissionais da informação (arquivistas, bibliotecários e documentalistas) os arquitetos desse universo virtual em construção.
O 7º Seminário de Informação em Arte, baseando-se nas metas 11.4 e 11.7 dos Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis – ODS 11 – da Agenda 2030 das Nações Unidas, que estabelecem respectivamente o fortalecimento de esforços para proteger e salvaguardar o patrimônio cultural e natural da humanidade, e proporcionar o acesso universal a espaços públicos seguros, inclusivos, acessíveis e verdes até 2030, estabeleceu os seguintes eixos temáticos para a apresentação de trabalhos:
Neste eixo estão incluídos trabalhos e estudos de caso que versem sobre
Neste eixo, estão incluídos trabalhos e estudos de caso que versem sobre
Regulamento para publicaçãso dos trabalhos apresentados
Contatos e informações:
https://www.instagram.com/redarte.rj/
https://www.facebook.com/redarterio/
https://twitter.com/redarterj
https://www.youtube.com/channel/UCnY1RIAR0f4BchWnOzdztzw
Expediente
ANAIS DO SEMINÁRIO DE INFORMAÇÃO EM ARTE - REDARTE/RJ - ISSN 2595-198X
v.5, n. 1, 2021
Periodicidade da publicação: Bianual
Idioma dos artigos: Português
Editor / Autor Corporativo: Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte do Estado do Rio de Janeiro – REDARTE/RJ
Endereço: Praça Tiradentes, 10 sala 905 - Centro - Rio de Janeiro, RJ - CEP: 20060070
Contato: biblioteca@redarterj.com - http://redarterj.com
Presidente – Denise Maria da Silva Batista (Museu Castro Maya/IBRAM)
Vice-Presidente – Carlos Alberto Della Paschoa (Instituto Cervantes)
Primeira Secretária – Rosangela Coutinho (UFRJ. Faculdade de Letras. Biblioteca José de Alencar)
Primeira Tesoureira – Eliane Vieira da Silva (Museu Histórico Nacional/IBRAM)
Segundo Tesoureiro – Thiago Assis (UFF. Biblioteca Central do Gragoatá)
Conselho Fiscal
Leandra Pereira de Oliveira (UFRJ. Museu Nacional)
Suelen de Oliveira Dias (UFRJ. Escola de Música. Biblioteca Alberto Nepomuceno)
Joelma Neris Ismael (FUNARTE. Centro de Documentação)
Denise Maria da Silva Batista
Carlos Alberto Della Paschoa
Eliane Vieira da Silva
Elisete de Sousa Melo
Mary Komatsu Shinkado
Rosângela Coutinho da Silva
Suelen de Oliveira Dias
Alpina Gonzaga Martins Rosa
Leandra Pereira de Oliveira
Angela Albuquerque de Insfrán
Caroline Brito de Oliveira
Klara Martha Wanderley Freire
Verônica de Sá Ferreira
Instituto Cervantes do Rio de Janeiro
Com mais de duzentos mil estudantes ao ano, o Instituto Cervantes é a maior instituição mundial edificada ao ensino de espanhol. Recebeu o Prêmio Príncipe de Astúrias em 2005 na categoria de Comunicação e Humanidades.
Con más de doscientos mil estudiantes al año, el Instituto Cervantes es la mayor institución mundial edificada a la enseñanza del español. Recibió el Prémio Príncipe de Astúrias en 2005 em la categoría de Comunicación y Humanidades.
http://riodejaneiro.cervantes.es/br/default.shtm
Scan System
Atuando deste 1998 no Brasil, a Scan System fornece scanners profissionais para Gestão Documental, qualquer que seja o tipo de documento a ser digitalizado.
http://www.scansystem.com.br/home
Bibliotheca
?Por meio da tecnologia integrada, reinventamos o funcionamento das bibliotecas para inspirar e encantar todo o tipo de pessoas, onde quer que elas estejam: em casa, em trânsito ou dentro das quatro paredes da biblioteca. A Bibliotheca é parceira de 30.000 bibliotecas em todo o mundo para tornar a experiência da biblioteca – física e digital – simples, intuitiva e inclusiva. Também fazemos maravilhas para a equipe da biblioteca. ?Como especialistas, entendemos não apenas os desafios únicos de gerenciamento das bibliotecas, mas também as demandas futuras do serviço de uma biblioteca. Combinamos uma visão global com um suporte local forte, então, não importa onde você esteja, teremos por perto uma equipe para ajudá-lo a garantir que sua biblioteca esteja pronta para tudo.
Rede de Bibliotecas e Centros de Documentação em Arte - REDARTE/RJ
A Rede, atuante desde 1995, tem como objetivo principal promover e incentivar o uso de recursos informacionais em Arte. Conta, atualmente, com 34 instituições afiliadas, dentre museus, centros culturais e universidades, localizados nas cidades do Rio de Janeiro e em Niterói.
Red de Bibliotecas y Centros de Documentación en Arte
La Red, actuante desde 1995, tiene como objetivo principal promover e incentivar el uso de los recursos informacional es en Arte. Cuenta, actualmente, con 34 instituciones afiliadas, entre museos, centros culturales y universidades, localizadas em las ciudades de Río de Janeiro y Niterói.
http://redarterj.com
Edições anteriores dos Anais do Seminário de Informação em Arte
Anais completos da quinta edição do Seminário de Informação em Arte, com o tema “Arte, Cultura e Informação na perspectiva da Agenda 2030“. Acesse aqui.
Palestras – 24.09.2018
Palestras – 25.09.2018
Anais completos da quinta edição do Seminário de Informação em Arte, com o tema “Memória Social em Arte: bibliotecas, museus e centros de informação“. Acesse aqui.
Palestras – 09.11.2017
Palestras – 10.11.2017
Anais completos da quarta edição do Seminário de Informação em Arte, com o tema “Espaços culturais: reflexões sobre Biblioteca, Arte e Integração“. Acesse aqui.
Anais completos da terceira edição do Seminário de Informação em Arte, com o tema “Influência das tecnologias no fazer bibliotecário”. Acesse aqui.