Ensino do tecnodiscurso argumentativo: proposta de ensino para aulas de língua portuguesa nos anos finais do ensino fundamental

  • Autor
  • Ana Débora Cruz Aboboreira
  • Resumo
  • Esta comunicação visa apresentar os resultados parciais de nossa pesquisa de iniciação científica, cujo objetivo geral é desenvolver uma proposta de ensino de argumentação em aulas de língua portuguesa, baseada na análise argumentativa de um debate sobre racismo reverso entre influenciadores digitais na plataforma TikTok. A pesquisa situa-se na Linguística Aplicada Crítica (Moita Lopes, 2006; Pennycook, 2006) e articula as teorias de letramento (Rojo, 1998; Kleiman, 2008) com a perspectiva interacional da argumentação (Plantin, 2008; Grácio, 2011; Damasceno-Morais, 2023), para conceber o ensino de argumentação nas práticas de letramento (Azevedo; Tinoco, 2019; Piris, 2021; Azevedo; Santos; Calhau; Leal; Piris, 2023). Trata-se de uma pesquisa qualitativa (Paiva, 2019) e de caráter propositivo (Carneiro, 2024), voltada à elaboração de um módulo didático (Azevedo; Freitag, 2020) para alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental da disciplina de língua portuguesa. Nesta pesquisa propositiva, identificamos a exigência educacional de capacitar os alunos a realizar a leitura argumentativa (Azevedo; Reis; Monte, 2021) de discursos digitais emergentes (Paveau, 2017; Dias, 2018), levantamos a bibliografia da temática e elaboramos uma proposta que possa responder à exigência identificada. Nossa abordagem de ensino pretende favorecer os alunos a refletir sobre temas sociais contemporâneos e os meios de circulação desses discursos na era digital, sem perder de vista a pedagogia centrada no aluno e enraizada nos princípios de formação integral propostos por Freire (1996) e o desenvolvimento das capacidades argumentativas (Azevedo, 2016; Alves Lima, 2022) e a criticidade (Freire, 1996; 2021).

  • Palavras-chave
  • Argumentação. TikTok. Tecnodiscurso argumentativo. Proposta didática.
  • Área Temática
  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Línguas
Voltar

O Seminário de Pesquisa do GPARA, em sua 8ª edição destina-se aos professores-pesquisadores e seus orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O objetivo do evento é proporcionar aos integrantes dos grupos um espaço  privilegiado para discussão de suas pesquisas em andamento, em fase de projeto ou já concluídas realizadas em Letras, Educação, Ciências e Matemática.

Assim, além de divulgar seu trabalho e ampliar redes de contato, os integrantes do grupo podem trocar experiências e construir aprendizados, por meio do questionamento e do livre debate de suas temáticas, problemáticas, abordagens metodológicas, inquietações e/ou propostas teóricas, procedimentos de análise, em que a troca de ideias favoreça o amadurecimento da pesquisa de cada integrante do grupo, bem como perscrutar novas temáticas e possibilidades de parcerias para organização de livros e de números temáticos em periódicos, participação em eventos de extensão, cursos na graduação e na pós-graduação, bancas de defesa de dissertações e teses.

Agradecemos antecipadamente a colaboração de todos/as para a concretização deste Seminário de Pesquisa.

 

Boa leitura!

  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Línguas
  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Matemática e Ciências
  • Argumentação e Retórica nas Práticas Sociais

Comissão Organizadora

Eduardo Lopes Piris
Isabel Cristina Michelan de Azevedo

Comissão Científica

Alana Driziê Gonzatti dos Santos (UFRN)

Carla Severiano de Carvalho (UNEB)

Deywid Wagner de Melo (UFAL)

Dorotea Frank Kersch (UNISINOS)

Edilson de Souza Soares (UFS)

Eduardo Lopes Piris (UESC)

Elionai Mendes da Silva (UESC)

Esther López (UNT)

Flávio Passos Santana (UPE)

Francisco Geoci da Silva (UFRN)

João Carlos Caldato Correia (IFRJ)

João Paulo Attiê (UFS)

Joelene Tavares Correia (UESC)

Marcia Regina Curado Pereira Mariano (UFS)

María Elena Molina (UNS)

Matheus Matucelli dos Santos (UFS)

Max Silva da Rocha (UFAL)

Paulo Roberto Gonçalves-Segundo (USP)

Sheyla Fabricia Alves Lima (UESC)

Soade Pereira Jorge Calhau (UESC)

Vanesca Carvalho Leal (UFS)