Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da aplicação dos saberes retórico-argumentativos quando da ação na educação básica (ensino médio) em gêneros textuais/discursivos de caráter oral e escrito, com uso da linguagem verbal e não verbal, as quais propiciaram possíveis acordos nas relações sociais e interpessoais. O espaço de atuação se deu em uma escola estadual por ocasião da aplicação do Programa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES), cujos autores sociais foram os pibidianos, coordenadora, supervisoras e alunos da escola de atuação. O trabalho aconteceu de maneira qualitativa, e seus pontos teórico-metodológicos foram voltados ao texto, ao discurso, à retórica e argumentação em gêneros discursivos orais e escritos. Defendeu-se que a argumentatividade apresenta-se intrínseca à linguagem humana (Fiorin, 2015) e que o processo argumentativo se dá por meio de uma atividade discursiva verbal ou não verbal que possa convencer ou persuadir o outro acerca de uma questão polêmica. A fundamentação teórica se baseou em Azevedo et al (2023), Aristóteles (2011), BNCC (2018), Grácio (2013), Piris (2011, 2021), entre outros. Os resultados apontaram haver melhor escritura dos gêneros argumentativos, com análises em seus elementos estruturais e argumentativos; uma desejada desenvoltura da oralidade pelos alunos quando da explicação dos seus argumentos; e uma considerável quantidade de alunos com excelente pontuação nos trabalhos redacionais do ENEM. A grande relevância do trabalho mostrou ser possível melhorar as produções escritas e orais de caráter dissertativo-argumentativo, bem como os diálogos entre pibidiano/aluno/coordenador/supervisor no sentido de terem maior clareza, eficácia e entendimento, até mesmo quando houver divergências nas opiniões para que seja possível a instauração do exercício do consenso.
O Seminário de Pesquisa do GPARA, em sua 8ª edição destina-se aos professores-pesquisadores e seus orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O objetivo do evento é proporcionar aos integrantes dos grupos um espaço privilegiado para discussão de suas pesquisas em andamento, em fase de projeto ou já concluídas realizadas em Letras, Educação, Ciências e Matemática.
Assim, além de divulgar seu trabalho e ampliar redes de contato, os integrantes do grupo podem trocar experiências e construir aprendizados, por meio do questionamento e do livre debate de suas temáticas, problemáticas, abordagens metodológicas, inquietações e/ou propostas teóricas, procedimentos de análise, em que a troca de ideias favoreça o amadurecimento da pesquisa de cada integrante do grupo, bem como perscrutar novas temáticas e possibilidades de parcerias para organização de livros e de números temáticos em periódicos, participação em eventos de extensão, cursos na graduação e na pós-graduação, bancas de defesa de dissertações e teses.
Agradecemos antecipadamente a colaboração de todos/as para a concretização deste Seminário de Pesquisa.
Boa leitura!
Comissão Organizadora
Eduardo Lopes Piris
Isabel Cristina Michelan de Azevedo
Comissão Científica
Alana Driziê Gonzatti dos Santos (UFRN)
Carla Severiano de Carvalho (UNEB)
Deywid Wagner de Melo (UFAL)
Dorotea Frank Kersch (UNISINOS)
Edilson de Souza Soares (UFS)
Eduardo Lopes Piris (UESC)
Elionai Mendes da Silva (UESC)
Esther López (UNT)
Flávio Passos Santana (UPE)
Francisco Geoci da Silva (UFRN)
João Carlos Caldato Correia (IFRJ)
João Paulo Attiê (UFS)
Joelene Tavares Correia (UESC)
Marcia Regina Curado Pereira Mariano (UFS)
María Elena Molina (UNS)
Matheus Matucelli dos Santos (UFS)
Max Silva da Rocha (UFAL)
Paulo Roberto Gonçalves-Segundo (USP)
Sheyla Fabricia Alves Lima (UESC)
Soade Pereira Jorge Calhau (UESC)
Vanesca Carvalho Leal (UFS)