DESENLACES EM FAMÍLIA: ARGUMENTAÇÃO E RETÓRICA EM UM PROCESSO DE DIVÓRCIO LITIGIOSO

  • Autor
  • PATRÍCIA RODRIGUES TOMAZ
  • Resumo
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    O presente estudo tem por objetivo analisar a construção de imagens por meio da argumentação em um processo judicial de divórcio, dando ênfase a aspectos retóricos e discursivos, a partir da noção de ethos, que são as representações construídas de si por meio das falas dos sujeitos processuais. No campo da retórica, tomamos por base os meios de prova apontados por Aristóteles (2011): ethos, pathos e logos. A noção de ethos é retomada sob o ponto de vista da Análise do Discurso de linha francesa contemporânea, com base nos estudos de Maingueneau (1997), Charaudeau (2005) e Amossy (2008), entre outros. No tocante aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa é de natureza básica; descritiva quanto ao objetivo; documental quanto à coleta de dados; qualitativa e interpretativista quanto à abordagem (ANDRÉ, 2005). Apresenta uma proposta interdisciplinar envolvendo a Linguística, a Retórica e o Direito, desenvolvendo um estudo focado nas provas retóricas presentes no processo judicial. Em suma, a análise desenvolvida durante as seções deste trabalho nos permitiu verificar a importância das provas retóricas cunhadas por Aristóteles (2011); tanto as imagens positivas ou negativas construídas pelos sujeitos em conflito (ethos e antiethos); quanto às emoções ou paixões mobilizadas durante o processo (pathos), que são formadas a partir dos discursos persuasivos engendradores pelo orador (logos), a fim de lograr êxito ante o auditório social que almeja persuadir.

     

  • Palavras-chave
  • Argumentação. Discurso jurídico. Provas retóricas.
  • Área Temática
  • Argumentação e Retórica nas Práticas Sociais
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O Seminário de Pesquisa do GPARA, em sua 8ª edição destina-se aos professores-pesquisadores e seus orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O objetivo do evento é proporcionar aos integrantes dos grupos um espaço  privilegiado para discussão de suas pesquisas em andamento, em fase de projeto ou já concluídas realizadas em Letras, Educação, Ciências e Matemática.

Assim, além de divulgar seu trabalho e ampliar redes de contato, os integrantes do grupo podem trocar experiências e construir aprendizados, por meio do questionamento e do livre debate de suas temáticas, problemáticas, abordagens metodológicas, inquietações e/ou propostas teóricas, procedimentos de análise, em que a troca de ideias favoreça o amadurecimento da pesquisa de cada integrante do grupo, bem como perscrutar novas temáticas e possibilidades de parcerias para organização de livros e de números temáticos em periódicos, participação em eventos de extensão, cursos na graduação e na pós-graduação, bancas de defesa de dissertações e teses.

Agradecemos antecipadamente a colaboração de todos/as para a concretização deste Seminário de Pesquisa.

 

Boa leitura!

  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Línguas
  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Matemática e Ciências
  • Argumentação e Retórica nas Práticas Sociais

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