Tendo em vista as mudanças promovidas pela tecnologia, no que diz respeito à forma de comunicação e interação que refletem diretamente no âmbito da educação, a discussão acerca desses temas torna-se imprescindível para a construção de conhecimentos e capacidades para lidar com essas transformações. Esta comunicação é parte de nossa pesquisa de iniciação científica e tem por objetivo apresentar os princípios teóricos e didáticos de nossa proposta de ensino de argumentação por meio do tecnogênero debate entre influenciadores no TikTok. A pesquisa situa-se na Linguística Aplicada Crítica (Moita Lopes, 2006; Pennycook, 2006), fundamenta-se nas teorias dos letramentos (Rojo, 1998; Kleiman, 2008) e na perspectiva interacional da argumentação (Plantin, 2008; Grácio, 2011; Damasceno-Morais, 2023) e inscreve o ensino de argumentação nas práticas de letramento (Azevedo; Tinoco, 2019; Piris, 2021; Azevedo; Santos; Calhau; Leal; Piris, 2023). Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa (Paiva, 2019) de caráter propositivo (Carneiro, 2024), para propor um módulo didático (Azevedo; Freitag, 2020) de ensino de língua portuguesa nos 6º e 7º anos do ensino fundamental. Uma pesquisa propositiva desenvolve-se em três etapas: identificar a exigência a ser removida, levantar as possibilidades de remoção da exigência, elaborar uma proposta de superação da exigência. Assim, identificamos a exigência educacional de capacitar os alunos a realizar a leitura argumentativa (Azevedo; Reis; Monte, 2021) de discursos digitais emergentes (Paveau, 2017; Dias, 2018), levantamos a bibliografia da temática e elaboramos uma proposta para responder à exigência identificada. Nossos resultados parciais destacam o lugar de atividades de leitura do tecnodiscurso argumentativo no ensino de língua portuguesa, como forma de explorar a compreensão acerca das transformações emergentes de um mundo altamente globalizado e tecnologizado e promover o desenvolvimento das capacidades argumentativas (Azevedo, 2016; Alves Lima, 2022) e da criticidade (Freire, 1996; 2021).
O Seminário de Pesquisa do GPARA, em sua 8ª edição destina-se aos professores-pesquisadores e seus orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O objetivo do evento é proporcionar aos integrantes dos grupos um espaço privilegiado para discussão de suas pesquisas em andamento, em fase de projeto ou já concluídas realizadas em Letras, Educação, Ciências e Matemática.
Assim, além de divulgar seu trabalho e ampliar redes de contato, os integrantes do grupo podem trocar experiências e construir aprendizados, por meio do questionamento e do livre debate de suas temáticas, problemáticas, abordagens metodológicas, inquietações e/ou propostas teóricas, procedimentos de análise, em que a troca de ideias favoreça o amadurecimento da pesquisa de cada integrante do grupo, bem como perscrutar novas temáticas e possibilidades de parcerias para organização de livros e de números temáticos em periódicos, participação em eventos de extensão, cursos na graduação e na pós-graduação, bancas de defesa de dissertações e teses.
Agradecemos antecipadamente a colaboração de todos/as para a concretização deste Seminário de Pesquisa.
Boa leitura!
Comissão Organizadora
Eduardo Lopes Piris
Isabel Cristina Michelan de Azevedo
Comissão Científica
Alana Driziê Gonzatti dos Santos (UFRN)
Carla Severiano de Carvalho (UNEB)
Deywid Wagner de Melo (UFAL)
Dorotea Frank Kersch (UNISINOS)
Edilson de Souza Soares (UFS)
Eduardo Lopes Piris (UESC)
Elionai Mendes da Silva (UESC)
Esther López (UNT)
Flávio Passos Santana (UPE)
Francisco Geoci da Silva (UFRN)
João Carlos Caldato Correia (IFRJ)
João Paulo Attiê (UFS)
Joelene Tavares Correia (UESC)
Marcia Regina Curado Pereira Mariano (UFS)
María Elena Molina (UNS)
Matheus Matucelli dos Santos (UFS)
Max Silva da Rocha (UFAL)
Paulo Roberto Gonçalves-Segundo (USP)
Sheyla Fabricia Alves Lima (UESC)
Soade Pereira Jorge Calhau (UESC)
Vanesca Carvalho Leal (UFS)