A argumentação é considerada uma prática social da linguagem, uma vez que propicia a interação entre os participantes do processo argumentativo. Assim, o estudo aqui apresentado destaca a importância do ensino da argumentação em gêneros orais da linguagem. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo apresentar os saberes argumentativos correlacionados com a argumentação e oralidade em sala de aula, em uma turma piloto na qual foram desenvolvidas atividades do PIBIC (2023-2024). A justificativa é descrever a importância da oralidade/argumentação, pois há muitas maneiras de se expressar com relêvancia dos outros ouvintes da conversação (BNCC, 2018). A base teórica fundamenta-se nos referenciais de Abreu (2009), Azevedo et al. (2023), BNCC (2018), Carvalho e Ferrarezi (2018), Ferreira (2022), Flick (2009), Grácio (2010, 2013), Piris (2017), Plantin (2008), entre outros. O trabalho é de linha qualitativa, com pontos teórico-metodológicos voltados ao texto, ao discurso e à argumentação em gêneros discursivos orais da linguagem. Para aplicação da atividade discutida, foi aplicado um jogo que teve como metodologia a seleção de temas bastante argumentativos, que envolviam a realidade do discente da educação básica, para que argumentassem melhor diante do assunto. Todo o percurso da atividade foi registrado e transcrito de acordo com as normas de Marcuschi (2003) e Preti (2000). Os resultados obtidos a partir desse trabalho resultaram em um melhor desenvolvimento tanto da capacidade argumentativa dos discentes quanto do aprimoramento da leitura crítica. Assim, o trabalho com a oralidade é de extrema importância quando atrelado à argumentação interativa.
O Seminário de Pesquisa do GPARA, em sua 8ª edição destina-se aos professores-pesquisadores e seus orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O objetivo do evento é proporcionar aos integrantes dos grupos um espaço privilegiado para discussão de suas pesquisas em andamento, em fase de projeto ou já concluídas realizadas em Letras, Educação, Ciências e Matemática.
Assim, além de divulgar seu trabalho e ampliar redes de contato, os integrantes do grupo podem trocar experiências e construir aprendizados, por meio do questionamento e do livre debate de suas temáticas, problemáticas, abordagens metodológicas, inquietações e/ou propostas teóricas, procedimentos de análise, em que a troca de ideias favoreça o amadurecimento da pesquisa de cada integrante do grupo, bem como perscrutar novas temáticas e possibilidades de parcerias para organização de livros e de números temáticos em periódicos, participação em eventos de extensão, cursos na graduação e na pós-graduação, bancas de defesa de dissertações e teses.
Agradecemos antecipadamente a colaboração de todos/as para a concretização deste Seminário de Pesquisa.
Boa leitura!
Comissão Organizadora
Eduardo Lopes Piris
Isabel Cristina Michelan de Azevedo
Comissão Científica
Alana Driziê Gonzatti dos Santos (UFRN)
Carla Severiano de Carvalho (UNEB)
Deywid Wagner de Melo (UFAL)
Dorotea Frank Kersch (UNISINOS)
Edilson de Souza Soares (UFS)
Eduardo Lopes Piris (UESC)
Elionai Mendes da Silva (UESC)
Esther López (UNT)
Flávio Passos Santana (UPE)
Francisco Geoci da Silva (UFRN)
João Carlos Caldato Correia (IFRJ)
João Paulo Attiê (UFS)
Joelene Tavares Correia (UESC)
Marcia Regina Curado Pereira Mariano (UFS)
María Elena Molina (UNS)
Matheus Matucelli dos Santos (UFS)
Max Silva da Rocha (UFAL)
Paulo Roberto Gonçalves-Segundo (USP)
Sheyla Fabricia Alves Lima (UESC)
Soade Pereira Jorge Calhau (UESC)
Vanesca Carvalho Leal (UFS)