MANIFESTAÇÕES ARGUMENTATIVAS EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ARAPIRACA-AL

  • Autor
  • Daniel Barbosa Ferreira
  • Resumo
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    A argumentação é considerada uma prática social da linguagem, uma vez que propicia a interação entre os participantes do processo argumentativo. Assim, o estudo aqui apresentado destaca a importância do ensino da argumentação em gêneros orais da linguagem. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo apresentar os saberes argumentativos correlacionados com a argumentação e oralidade em sala de aula, em uma turma piloto na qual foram desenvolvidas atividades do PIBIC (2023-2024). A justificativa é descrever a importância da oralidade/argumentação, pois há muitas maneiras de se expressar com relêvancia dos outros ouvintes da conversação (BNCC, 2018). A base teórica fundamenta-se nos referenciais de Abreu (2009), Azevedo et al. (2023), BNCC (2018), Carvalho e Ferrarezi (2018), Ferreira (2022), Flick (2009), Grácio (2010, 2013), Piris (2017), Plantin (2008), entre outros. O trabalho é de linha qualitativa, com pontos teórico-metodológicos voltados ao texto, ao discurso e à argumentação em gêneros discursivos orais da linguagem. Para aplicação da atividade discutida, foi aplicado um jogo que teve como metodologia a seleção de temas bastante argumentativos, que envolviam a realidade do discente da educação básica, para que argumentassem  melhor diante do assunto. Todo o percurso da atividade foi registrado e transcrito de acordo com as normas de Marcuschi (2003) e Preti (2000).  Os resultados obtidos a partir desse trabalho resultaram em um melhor desenvolvimento tanto da capacidade argumentativa dos discentes quanto do aprimoramento da leitura  crítica. Assim, o trabalho com a oralidade é de extrema importância quando atrelado à argumentação interativa.

     

  • Palavras-chave
  • Argumentação, Educação Básica, Interação, Oralidade.
  • Área Temática
  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Línguas
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O Seminário de Pesquisa do GPARA, em sua 8ª edição destina-se aos professores-pesquisadores e seus orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O objetivo do evento é proporcionar aos integrantes dos grupos um espaço  privilegiado para discussão de suas pesquisas em andamento, em fase de projeto ou já concluídas realizadas em Letras, Educação, Ciências e Matemática.

Assim, além de divulgar seu trabalho e ampliar redes de contato, os integrantes do grupo podem trocar experiências e construir aprendizados, por meio do questionamento e do livre debate de suas temáticas, problemáticas, abordagens metodológicas, inquietações e/ou propostas teóricas, procedimentos de análise, em que a troca de ideias favoreça o amadurecimento da pesquisa de cada integrante do grupo, bem como perscrutar novas temáticas e possibilidades de parcerias para organização de livros e de números temáticos em periódicos, participação em eventos de extensão, cursos na graduação e na pós-graduação, bancas de defesa de dissertações e teses.

Agradecemos antecipadamente a colaboração de todos/as para a concretização deste Seminário de Pesquisa.

 

Boa leitura!

  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Línguas
  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Matemática e Ciências
  • Argumentação e Retórica nas Práticas Sociais

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Francisco Geoci da Silva (UFRN)

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Joelene Tavares Correia (UESC)

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María Elena Molina (UNS)

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