PINTURA “TRAVESTI DA LAMBADA E DEUSA DAS ÁGUAS”: O PAPEL DA INTERAÇÃO VERBO-PICTÓRICA EM UM EVENTO POLÊMICO

  • Autor
  • Priscila Santos Lopes
  • Resumo
  •  

    A arte contemporânea no Brasil tem sido o cenário onde sobejam rastros de diversos debates pacíficos e conflituosos sobre a sua função no espaço público. Em um passado recente, especificamente em 2017, mais uma exposição gerou opiniões polêmicas. Nesse contexto, conservadores e defensores da liberdade artística protagonizaram discussões sobre o significado de produções artísticas. Motivados por fundamentarem seu conceito de arte em bases diferentes, tais grupos antagônicos expressaram pontos de vista profundamente dissonantes acerca do mesmo objeto:  a obra do artista Bento Ben Leite “Travesti da lambada e deusa das águas” (2013), que constitui a série “Criança Viada”, exposta na exposição Queermuseu – Cartografias da Diferença na Arte Brasileira, realizada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Assim, neste trabalho, o objetivo é apresentar a caracterização do desacordo profundo entre as partes implicadas. Outrossim, pretende-se compreender não apenas como se dá o evento polêmico em torno da questão supracitada, mas também como os grupos imprimem em suas falas aspectos culturais e políticos que refletem a contemporaneidade nas mídias digitais. O estudo está subsidiado na perspectiva da Análise Dialógica da Argumentação, proposta por Lucas Nascimento (2018), fundamentada em Mikhail Bakhtin (2010; 2011; 2013; 2017; 2020) e em Cha?m Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca (2014), em diálogo com Ruth Amossy (2017) e Marc Angenot (2008). Além disso, serão utilizadas as contribuições da Análise do Discurso Digital (Mayeur; Paveau, 2013, Paveau, 2020; Paveau, 2021) e da Argumentação Multimodal (Tseronis, 2018; Gonçalves-Segundo, 2021), para depreender o papel da interação verbo-pictórica no evento polêmico. Sob tais perspectivas, será possível analisar o desacordo nos artigos de opinião veiculados nos jornais online, em que os argumentos dos opositores soam irracionais e inaceitáveis para os artistas argumentantes.

     

  • Palavras-chave
  • ARTE. ARGUMENTAÇÃO. QUEERMUSEU. EVENTO POLÊMICO.
  • Área Temática
  • Argumentação e Retórica nas Práticas Sociais
Voltar

O Seminário de Pesquisa do GPARA, em sua 8ª edição destina-se aos professores-pesquisadores e seus orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O objetivo do evento é proporcionar aos integrantes dos grupos um espaço  privilegiado para discussão de suas pesquisas em andamento, em fase de projeto ou já concluídas realizadas em Letras, Educação, Ciências e Matemática.

Assim, além de divulgar seu trabalho e ampliar redes de contato, os integrantes do grupo podem trocar experiências e construir aprendizados, por meio do questionamento e do livre debate de suas temáticas, problemáticas, abordagens metodológicas, inquietações e/ou propostas teóricas, procedimentos de análise, em que a troca de ideias favoreça o amadurecimento da pesquisa de cada integrante do grupo, bem como perscrutar novas temáticas e possibilidades de parcerias para organização de livros e de números temáticos em periódicos, participação em eventos de extensão, cursos na graduação e na pós-graduação, bancas de defesa de dissertações e teses.

Agradecemos antecipadamente a colaboração de todos/as para a concretização deste Seminário de Pesquisa.

 

Boa leitura!

  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Línguas
  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Matemática e Ciências
  • Argumentação e Retórica nas Práticas Sociais

Comissão Organizadora

Eduardo Lopes Piris
Isabel Cristina Michelan de Azevedo

Comissão Científica

Alana Driziê Gonzatti dos Santos (UFRN)

Carla Severiano de Carvalho (UNEB)

Deywid Wagner de Melo (UFAL)

Dorotea Frank Kersch (UNISINOS)

Edilson de Souza Soares (UFS)

Eduardo Lopes Piris (UESC)

Elionai Mendes da Silva (UESC)

Esther López (UNT)

Flávio Passos Santana (UPE)

Francisco Geoci da Silva (UFRN)

João Carlos Caldato Correia (IFRJ)

João Paulo Attiê (UFS)

Joelene Tavares Correia (UESC)

Marcia Regina Curado Pereira Mariano (UFS)

María Elena Molina (UNS)

Matheus Matucelli dos Santos (UFS)

Max Silva da Rocha (UFAL)

Paulo Roberto Gonçalves-Segundo (USP)

Sheyla Fabricia Alves Lima (UESC)

Soade Pereira Jorge Calhau (UESC)

Vanesca Carvalho Leal (UFS)