A TRÍADE ARGUMENTATIVA NO GÊNERO DISCURSIVO LIVE

  • Autor
  • Paula Roberta Rodrigues Lima
  • Resumo
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    Este trabalho está inserido no Projeto de Iniciação Científica do CNPq (PIBIC-CNPq), intitulado Estudos retóricos e argumentativos em lives observados durante o período pandêmico e pós causado pela covid-19. Propõe analisar, em live, por meio da tríade argumentativa (ethos, pathos e logos) os aspectos persuasivos (Aristóteles, 2011).  Segue uma linha descritiva e interpretativa, visto que observa os dados coletados de uma forma processual e dinâmica; é, pois, de linha qualitativa com aporte teórico de Flick (2009). O corpus do trabalho se baseia em manifestações orais de professores acadêmicos no período pandêmico, que se dão em lives disponíveis na plataforma Abralin, devidamente transcritas, seguindo as normas de Marcuschi (2003) e Preti (2000). Foram retirados fragmentos de uma live para estudo, que analisa como a tríade se inter-relaciona em uma situação de transmissão virtual, destacando assim, a sua importância para os estudos retóricos e persuasivos da linguagem. A base teórica fundamenta-se nos referenciais de Aristóteles (2011), Ferreira (2022), Marcuschi (2003), Reboul (2004), Santos (2022), entre outros. O estudo aponta para a importância do processo de construção de argumentos por parte do orador e do uso desses argumentos para despertar as emoções do auditório. A relevância do trabalho se dá pela análise da tríade argumentativa no gênero discursivo live como forma de evidenciar os argumentos presentes durante uma transmissão virtual em situações de ensino e aprendizagem mediante contexto pandêmico.

     

  • Palavras-chave
  • Estudos retóricos. Tríade argumentativa. Discurso. Gênero discursivo.
  • Área Temática
  • Argumentação e Retórica nas Práticas Sociais
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O Seminário de Pesquisa do GPARA, em sua 8ª edição destina-se aos professores-pesquisadores e seus orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O objetivo do evento é proporcionar aos integrantes dos grupos um espaço  privilegiado para discussão de suas pesquisas em andamento, em fase de projeto ou já concluídas realizadas em Letras, Educação, Ciências e Matemática.

Assim, além de divulgar seu trabalho e ampliar redes de contato, os integrantes do grupo podem trocar experiências e construir aprendizados, por meio do questionamento e do livre debate de suas temáticas, problemáticas, abordagens metodológicas, inquietações e/ou propostas teóricas, procedimentos de análise, em que a troca de ideias favoreça o amadurecimento da pesquisa de cada integrante do grupo, bem como perscrutar novas temáticas e possibilidades de parcerias para organização de livros e de números temáticos em periódicos, participação em eventos de extensão, cursos na graduação e na pós-graduação, bancas de defesa de dissertações e teses.

Agradecemos antecipadamente a colaboração de todos/as para a concretização deste Seminário de Pesquisa.

 

Boa leitura!

  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Línguas
  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Matemática e Ciências
  • Argumentação e Retórica nas Práticas Sociais

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