Argumentação e Gêneros Orais: uma abordagem habermasiana

  • Autor
  • Marta Pastor da Silva Barreto
  • Resumo
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    Esse trabalho apresenta um recorte da pesquisa de doutorado em andamento do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) na Universidade Estadual de Feira de Santana/BA. A pesquisa discute sobre o trabalho com os gêneros orais nos anos iniciais do Ensino Fundamental, pela perspectiva do agir comunicativo de professoras licenciadas pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Tem como objetivo geral compreender os argumentos das professoras licenciadas pelo PARFOR em relação ao trabalho com os gêneros orais nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no contexto de elaboração dos planejamentos de ensino. A base teórico-metodológica é a Teoria do Agir Comunicativo (TAC), de Jürgen Habermas (2012), que se entrelaça nessa pesquisa à linguística aplicada ao ensino de Língua Portuguesa. Na TAC, a argumentação é fundamentalmente uma abordagem comunicativa que enfatiza a importância do diálogo racional e da busca por um entendimento mútuo, manifestando uma racionalidade comunicativa inerente à linguagem e à interação social. A pesquisa alinha-se a temática desse evento por discutir a argumentação como um processo racional de justificação e persuasão, onde os participantes da comunicação devem apresentar argumentos baseados em evidências e razões válidas. No percurso metodológico utiliza-se uma pesquisa colaborativa, desenvolvida a partir do método de sessões reflexivas, embasadas em Ibiapina (2008). A análise das informações está sendo construída pela perspectiva da hermenêutica habermasiana (2012). Sendo uma pesquisa que se encontra em desenvolvimento, espera-se que os resultados apontem direcionamentos sobre o trabalho com os gêneros orais, sua prática e seu ensino nas aulas de Língua Portuguesa, de forma comunicativa e pós-convencional, pela vertente da argumentação habermasiana.

     

  • Palavras-chave
  • Agir comunicativo, gêneros orais, argumentação do professor, pesquisa colaborativa
  • Área Temática
  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Línguas
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O Seminário de Pesquisa do GPARA, em sua 8ª edição destina-se aos professores-pesquisadores e seus orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O objetivo do evento é proporcionar aos integrantes dos grupos um espaço  privilegiado para discussão de suas pesquisas em andamento, em fase de projeto ou já concluídas realizadas em Letras, Educação, Ciências e Matemática.

Assim, além de divulgar seu trabalho e ampliar redes de contato, os integrantes do grupo podem trocar experiências e construir aprendizados, por meio do questionamento e do livre debate de suas temáticas, problemáticas, abordagens metodológicas, inquietações e/ou propostas teóricas, procedimentos de análise, em que a troca de ideias favoreça o amadurecimento da pesquisa de cada integrante do grupo, bem como perscrutar novas temáticas e possibilidades de parcerias para organização de livros e de números temáticos em periódicos, participação em eventos de extensão, cursos na graduação e na pós-graduação, bancas de defesa de dissertações e teses.

Agradecemos antecipadamente a colaboração de todos/as para a concretização deste Seminário de Pesquisa.

 

Boa leitura!

  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Línguas
  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Matemática e Ciências
  • Argumentação e Retórica nas Práticas Sociais

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Joelene Tavares Correia (UESC)

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