Argumentação em resenhas sobre Fake News: a presença do argumento ad hominem

  • Autor
  • Silvana Silva
  • Resumo
  • Este trabalho pretende apresentar uma análise preliminar do trabalho com argumentação em duas turmas de Produção Textual do Ensino Superior, em uma Universidade Pública. Após apresentarmos e estudarmos a proposta de estudo e classificação retórica de Fiorin (2008), os alunos deveriam elaborar uma resenha a partir de um livro que trata da questão da Fake News em notícias. Após a escrita, solicitamos uma reescrita para a maioria dos alunos, considerando a complexidade do gênero textual solicitado. Esta pesquisa então se propôs a analisar textos em escrita (primeira versão) e reescrita (segunda versão). Uma das principais constatações é que, mesmo após a reescrita, persistem argumentos ad hominem (ataque ao oponente), mesmo que Fiorin (2008) coloque tal argumento em uma certa 'margem' de falácia argumentativa e mesmo que tenhamos discutido em sala de aula que os argumentos do tipo estrutura da realidade (indicação de causas e fatos) seja o mais adequado à esfera científica. Essa conclusão nos leva a pensar que o trabalho de argumentação em sala de aula do Ensino Superior deve ser ampliado e aprofundado, pois toca em questões éticas, existenciais e de crenças dos alunos, necessitando de práticas didáticas muito além da exposição de teorias argumentativas e a escrita de textos. 

  • Palavras-chave
  • argumentação; produção textual; resenhas; ensino superior
  • Área Temática
  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Línguas
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O Seminário de Pesquisa do GPARA, em sua 8ª edição destina-se aos professores-pesquisadores e seus orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O objetivo do evento é proporcionar aos integrantes dos grupos um espaço  privilegiado para discussão de suas pesquisas em andamento, em fase de projeto ou já concluídas realizadas em Letras, Educação, Ciências e Matemática.

Assim, além de divulgar seu trabalho e ampliar redes de contato, os integrantes do grupo podem trocar experiências e construir aprendizados, por meio do questionamento e do livre debate de suas temáticas, problemáticas, abordagens metodológicas, inquietações e/ou propostas teóricas, procedimentos de análise, em que a troca de ideias favoreça o amadurecimento da pesquisa de cada integrante do grupo, bem como perscrutar novas temáticas e possibilidades de parcerias para organização de livros e de números temáticos em periódicos, participação em eventos de extensão, cursos na graduação e na pós-graduação, bancas de defesa de dissertações e teses.

Agradecemos antecipadamente a colaboração de todos/as para a concretização deste Seminário de Pesquisa.

 

Boa leitura!

  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Línguas
  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Matemática e Ciências
  • Argumentação e Retórica nas Práticas Sociais

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Joelene Tavares Correia (UESC)

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Max Silva da Rocha (UFAL)

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Soade Pereira Jorge Calhau (UESC)

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