Este trabalho apresenta os fundamentos e resultados de um projeto de ensino de argumentação desenvolvido no âmbito do Programa Residência Pedagógica da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). O objeto de estudo foi aprimorar as capacidades argumentativas dos estudantes do 7º ano do ensino fundamental no Instituto Municipal de Educação Aziz Maron, em Itabuna. Diante da crescente necessidade de promover a capacidade crítica e a expressão argumentativa dos alunos, o objetivo principal foi capacitar os estudantes para identificar questões em debate, assumir posicionamentos, sustentar e refutar argumentos durante interações argumentativas em podcasts sobre temas polêmicos. Este trabalho se alinha à temática do evento ao abordar estratégias inovadoras no ensino de argumentação, uma habilidade essencial para o desenvolvimento do pensamento crítico e participação cívica dos estudantes. O delineamento do quadro teórico-metodológico baseou-se nos Novos Estudos do Letramento, na perspectiva interacional da argumentação e na concepção de ensino de argumentação como uma prática social de linguagem, inspirado na proposta de Santos e Azevedo (2021). A análise dos resultados revelou que os alunos, mesmo diante de dificuldades para construir argumentos embasados em dados, conseguiram aprimorar suas capacidades argumentativas ao justificar seus posicionamentos e assumir uma posição diante dos temas discutidos. Esta abordagem pedagógica mostrou-se eficaz para promover o pensamento crítico e a expressão argumentativa dos estudantes, contribuindo assim para uma educação mais participativa e emancipatória.
O Seminário de Pesquisa do GPARA, em sua 8ª edição destina-se aos professores-pesquisadores e seus orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O objetivo do evento é proporcionar aos integrantes dos grupos um espaço privilegiado para discussão de suas pesquisas em andamento, em fase de projeto ou já concluídas realizadas em Letras, Educação, Ciências e Matemática.
Assim, além de divulgar seu trabalho e ampliar redes de contato, os integrantes do grupo podem trocar experiências e construir aprendizados, por meio do questionamento e do livre debate de suas temáticas, problemáticas, abordagens metodológicas, inquietações e/ou propostas teóricas, procedimentos de análise, em que a troca de ideias favoreça o amadurecimento da pesquisa de cada integrante do grupo, bem como perscrutar novas temáticas e possibilidades de parcerias para organização de livros e de números temáticos em periódicos, participação em eventos de extensão, cursos na graduação e na pós-graduação, bancas de defesa de dissertações e teses.
Agradecemos antecipadamente a colaboração de todos/as para a concretização deste Seminário de Pesquisa.
Boa leitura!
Comissão Organizadora
Eduardo Lopes Piris
Isabel Cristina Michelan de Azevedo
Comissão Científica
Alana Driziê Gonzatti dos Santos (UFRN)
Carla Severiano de Carvalho (UNEB)
Deywid Wagner de Melo (UFAL)
Dorotea Frank Kersch (UNISINOS)
Edilson de Souza Soares (UFS)
Eduardo Lopes Piris (UESC)
Elionai Mendes da Silva (UESC)
Esther López (UNT)
Flávio Passos Santana (UPE)
Francisco Geoci da Silva (UFRN)
João Carlos Caldato Correia (IFRJ)
João Paulo Attiê (UFS)
Joelene Tavares Correia (UESC)
Marcia Regina Curado Pereira Mariano (UFS)
María Elena Molina (UNS)
Matheus Matucelli dos Santos (UFS)
Max Silva da Rocha (UFAL)
Paulo Roberto Gonçalves-Segundo (USP)
Sheyla Fabricia Alves Lima (UESC)
Soade Pereira Jorge Calhau (UESC)
Vanesca Carvalho Leal (UFS)