No ano de 2017, período em que foi aprovada a lei 13.415/2017, implementou-se no Brasil o Novo Ensino Médio. Após esse marco, houve uma acalorada discussão sobre tal proposta, que suscitou um debate público mobilizado por agentes sociais de diferentes posicionamentos. Nosso estudo se propõe a compreender o funcionamento da argumentação prática em tal controvérsia, o que se alinha à temática do evento. Essa comunicação visa apresentar um recorte de nossa pesquisa de doutorado, que está em fase de elaboração de projeto. Nosso principal objetivo é caracterizar o funcionamento da argumentação prática, além de descrever e analisar o argumentário que sustenta a argumentação dos atores de diferentes posicionamentos envolvidos na controvérsia sobre a implementação do Novo Ensino Médio. Para tal fim, sobre a conceituação de argumentação prática, recorreremos aos estudos de Gonçalves-Segundo (2023; 2019) e Gómez (2018); sobre a compreensão, delimitação e processo metodológico da construção do argumentário, partiremos do trabalho de Silva (2022); e sobre a identificação, análise, discussão dos argumentos, bem como a descrição dialógica dos esquemas argumentativos, fundamentaremos nossos estudos em autores como Toulmin (2006 [1958]), Perelman e Obrechts-Tyteca (1996), Fiorin (2015) e Grácio (2013). Nossa pesquisa é de natureza bibliográfica e documental, que assume caráter descritivista, interpretativista e analítico, seguindo os métodos de análise aplicados pelos teóricos que respaldam nossa investigação. Espera-se que os resultados contribuam para uma compreensão aprofundada a respeito da argumentação prática, além de apresentar uma descrição abrangente e representativa sobre como construir e analisar o argumentário de uma controvérsia pública. Para além, almejamos que nossas descobertas colaborem para uma melhor compreensão dos processos decisórios na educação, subsidiando futuros debates sobre políticas educacionais no Brasil.
O Seminário de Pesquisa do GPARA, em sua 8ª edição destina-se aos professores-pesquisadores e seus orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O objetivo do evento é proporcionar aos integrantes dos grupos um espaço privilegiado para discussão de suas pesquisas em andamento, em fase de projeto ou já concluídas realizadas em Letras, Educação, Ciências e Matemática.
Assim, além de divulgar seu trabalho e ampliar redes de contato, os integrantes do grupo podem trocar experiências e construir aprendizados, por meio do questionamento e do livre debate de suas temáticas, problemáticas, abordagens metodológicas, inquietações e/ou propostas teóricas, procedimentos de análise, em que a troca de ideias favoreça o amadurecimento da pesquisa de cada integrante do grupo, bem como perscrutar novas temáticas e possibilidades de parcerias para organização de livros e de números temáticos em periódicos, participação em eventos de extensão, cursos na graduação e na pós-graduação, bancas de defesa de dissertações e teses.
Agradecemos antecipadamente a colaboração de todos/as para a concretização deste Seminário de Pesquisa.
Boa leitura!
Comissão Organizadora
Eduardo Lopes Piris
Isabel Cristina Michelan de Azevedo
Comissão Científica
Alana Driziê Gonzatti dos Santos (UFRN)
Carla Severiano de Carvalho (UNEB)
Deywid Wagner de Melo (UFAL)
Dorotea Frank Kersch (UNISINOS)
Edilson de Souza Soares (UFS)
Eduardo Lopes Piris (UESC)
Elionai Mendes da Silva (UESC)
Esther López (UNT)
Flávio Passos Santana (UPE)
Francisco Geoci da Silva (UFRN)
João Carlos Caldato Correia (IFRJ)
João Paulo Attiê (UFS)
Joelene Tavares Correia (UESC)
Marcia Regina Curado Pereira Mariano (UFS)
María Elena Molina (UNS)
Matheus Matucelli dos Santos (UFS)
Max Silva da Rocha (UFAL)
Paulo Roberto Gonçalves-Segundo (USP)
Sheyla Fabricia Alves Lima (UESC)
Soade Pereira Jorge Calhau (UESC)
Vanesca Carvalho Leal (UFS)