ENSINO DE ARGUMENTAÇÃO E USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA PRODUÇÃO DE PODCAST

  • Autor
  • Débora Praxedes Morais
  • Resumo
  •  

    A evolução tecnológica e o fenômeno da globalização trazem à contemporaneidade a onipresença da cultura digital e as diversas práticas de multiletramentos que a compõem. Nesse contexto, o uso da Inteligência Artificial (IA) apresenta-se como uma ferramenta em potencial para o desenvolvimento de habilidades na esfera digital. Isso posto, nesta comunicação oral, explorando a interseção entre ensino de argumentação, inovação e tecnologia, temos o objetivo de analisar o processo de construção de um podcast argumentativo com o uso de IA. Essa construção se desenvolveu em uma oficina de multiletramentos a partir da polêmica “com o uso da IA em atividades escolares, os estudantes tendem a diminuir seu potencial crítico e criativo?”. Trata-se de um recorte de dados de uma pesquisa qualitativa que se fundamenta teórico-metodologicamente nos estudos sobre o ensino de argumentação (Grácio, 2022; Azevedo e Tinoco, 2019) e nos estudos de letramento de vertente sociocultural (Santos-Marques; Kleiman, 2019; Grupo Nova Londres, 1996). Os resultados sinalizam que a prática de ensino de argumentação desenvolvida no processo de construção desse podcast argumentativo com o uso de IA potencializa o desenvolvimento das competências da argumentação e da cultura digital, tais como preconiza a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018). Além disso, a oficina de multiletramentos se mostra viável para um ensino de argumentação mais interativo e colaborativo, promovendo, assim, o engajamento dos(as) participantes. Por fim, esperamos contribuir com a desmistificação do uso do IA na esfera educacional, apresentando-a como um artefato de grande potencial para a transformação de práticas inovadoras.

  • Palavras-chave
  • Ensino de argumentação, podcast, IA, oficina de multiletramentos.
  • Área Temática
  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Línguas
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O Seminário de Pesquisa do GPARA, em sua 8ª edição destina-se aos professores-pesquisadores e seus orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O objetivo do evento é proporcionar aos integrantes dos grupos um espaço  privilegiado para discussão de suas pesquisas em andamento, em fase de projeto ou já concluídas realizadas em Letras, Educação, Ciências e Matemática.

Assim, além de divulgar seu trabalho e ampliar redes de contato, os integrantes do grupo podem trocar experiências e construir aprendizados, por meio do questionamento e do livre debate de suas temáticas, problemáticas, abordagens metodológicas, inquietações e/ou propostas teóricas, procedimentos de análise, em que a troca de ideias favoreça o amadurecimento da pesquisa de cada integrante do grupo, bem como perscrutar novas temáticas e possibilidades de parcerias para organização de livros e de números temáticos em periódicos, participação em eventos de extensão, cursos na graduação e na pós-graduação, bancas de defesa de dissertações e teses.

Agradecemos antecipadamente a colaboração de todos/as para a concretização deste Seminário de Pesquisa.

 

Boa leitura!

  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Línguas
  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Matemática e Ciências
  • Argumentação e Retórica nas Práticas Sociais

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Soade Pereira Jorge Calhau (UESC)

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