As narrativas das tentações de Jesus no evangelho de Mateus refletem o pensamento embrionário de uma das primeiras comunidades cristãs. Essas narrativas evidenciam que a comunidade enfrentava uma profunda crise, resultado da polêmica entre a comunidade mateana e o judaísmo formativo, síntese religiosa que surgiu após a destruição de Jerusalém no ano 70 d.C. A partir dos pressupostos metodológicos da análise dialógica da argumentação, encontro epistemológico entre a filosofia bakhtiniana (2010; 2011; 2013) e a nova retórica de Chaïm Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca (2014), desenvolvida por Nascimento (2018), esta proposta de comunicação tem como objetivo apresentar a hipótese de que as tentações de Jesus no evangelho de Mateus estão organizadas em três grupos: diabos íntimos; o topo do sagrado; o judaísmo formativo e a lei. Esses grupos representam três importantes estágios da história de Israel que são apresentados cronotopicamente na grande tentação do capítulo 4:1-11 do evangelho, a saber, êxodo; monarquia e segundo templo. As tentações que formam cada um desses grupos figuram a polêmica entre a comunidade de Mateus e o judaísmo formativo a partir da argumentação pelo modelo e pelo antimodelo, o que indica atos polêmicos que simulam o evento polêmico gerador do evangelho de Mateus. Os resultados parciais indicam que havia uma saída significativa de membros da comunidade que retornaram para o judaísmo e o evangelho foi uma forma de controlar esse movimento, isto é, evitar mais perdas apresentando Jesus como o modelo perfeito. Essa estratégia é fortemente empregada por grupos cristãos na sociedade contemporânea, que enfrenta constantes desafios na defesa da democracia.
O Seminário de Pesquisa do GPARA, em sua 8ª edição destina-se aos professores-pesquisadores e seus orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O objetivo do evento é proporcionar aos integrantes dos grupos um espaço privilegiado para discussão de suas pesquisas em andamento, em fase de projeto ou já concluídas realizadas em Letras, Educação, Ciências e Matemática.
Assim, além de divulgar seu trabalho e ampliar redes de contato, os integrantes do grupo podem trocar experiências e construir aprendizados, por meio do questionamento e do livre debate de suas temáticas, problemáticas, abordagens metodológicas, inquietações e/ou propostas teóricas, procedimentos de análise, em que a troca de ideias favoreça o amadurecimento da pesquisa de cada integrante do grupo, bem como perscrutar novas temáticas e possibilidades de parcerias para organização de livros e de números temáticos em periódicos, participação em eventos de extensão, cursos na graduação e na pós-graduação, bancas de defesa de dissertações e teses.
Agradecemos antecipadamente a colaboração de todos/as para a concretização deste Seminário de Pesquisa.
Boa leitura!
Comissão Organizadora
Eduardo Lopes Piris
Isabel Cristina Michelan de Azevedo
Comissão Científica
Alana Driziê Gonzatti dos Santos (UFRN)
Carla Severiano de Carvalho (UNEB)
Deywid Wagner de Melo (UFAL)
Dorotea Frank Kersch (UNISINOS)
Edilson de Souza Soares (UFS)
Eduardo Lopes Piris (UESC)
Elionai Mendes da Silva (UESC)
Esther López (UNT)
Flávio Passos Santana (UPE)
Francisco Geoci da Silva (UFRN)
João Carlos Caldato Correia (IFRJ)
João Paulo Attiê (UFS)
Joelene Tavares Correia (UESC)
Marcia Regina Curado Pereira Mariano (UFS)
María Elena Molina (UNS)
Matheus Matucelli dos Santos (UFS)
Max Silva da Rocha (UFAL)
Paulo Roberto Gonçalves-Segundo (USP)
Sheyla Fabricia Alves Lima (UESC)
Soade Pereira Jorge Calhau (UESC)
Vanesca Carvalho Leal (UFS)