O CRONOTOPO DA TENTAÇÃO E A ARGUMENTAÇÃO PELO MODELO E ANTIMODELO NO EVANGELHO DE MATEUS

  • Autor
  • Fagner Carvalho Silva
  • Resumo
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    As narrativas das tentações de Jesus no evangelho de Mateus refletem o pensamento embrionário de uma das primeiras comunidades cristãs. Essas narrativas evidenciam que a comunidade enfrentava uma profunda crise, resultado da polêmica entre a comunidade mateana e o judaísmo formativo, síntese religiosa que surgiu após a destruição de Jerusalém no ano 70 d.C. A partir dos pressupostos metodológicos da análise dialógica da argumentação, encontro epistemológico entre a filosofia bakhtiniana (2010; 2011; 2013) e a nova retórica de Chaïm Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca (2014), desenvolvida por Nascimento (2018), esta proposta de comunicação tem como objetivo apresentar a hipótese de que as tentações de Jesus no evangelho de Mateus estão organizadas em três grupos: diabos íntimos; o topo do sagrado; o judaísmo formativo e a lei. Esses grupos representam três importantes estágios da história de Israel que são apresentados cronotopicamente na grande tentação do capítulo 4:1-11 do evangelho, a saber, êxodo; monarquia e segundo templo. As tentações que formam cada um desses grupos figuram a polêmica entre a comunidade de Mateus e o judaísmo formativo a partir da argumentação pelo modelo e pelo antimodelo, o que indica atos polêmicos que simulam o evento polêmico gerador do evangelho de Mateus. Os resultados parciais indicam que havia uma saída significativa de membros da comunidade que retornaram para o judaísmo e o evangelho foi uma forma de controlar esse movimento, isto é, evitar mais perdas apresentando Jesus como o modelo perfeito.  Essa estratégia é fortemente empregada por grupos cristãos na sociedade contemporânea, que enfrenta constantes desafios na defesa da democracia. 

     

  • Palavras-chave
  • Argumentação, Polêmica, Cronotopo, Evangelho de Mateus.
  • Área Temática
  • Argumentação e Retórica nas Práticas Sociais
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O Seminário de Pesquisa do GPARA, em sua 8ª edição destina-se aos professores-pesquisadores e seus orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O objetivo do evento é proporcionar aos integrantes dos grupos um espaço  privilegiado para discussão de suas pesquisas em andamento, em fase de projeto ou já concluídas realizadas em Letras, Educação, Ciências e Matemática.

Assim, além de divulgar seu trabalho e ampliar redes de contato, os integrantes do grupo podem trocar experiências e construir aprendizados, por meio do questionamento e do livre debate de suas temáticas, problemáticas, abordagens metodológicas, inquietações e/ou propostas teóricas, procedimentos de análise, em que a troca de ideias favoreça o amadurecimento da pesquisa de cada integrante do grupo, bem como perscrutar novas temáticas e possibilidades de parcerias para organização de livros e de números temáticos em periódicos, participação em eventos de extensão, cursos na graduação e na pós-graduação, bancas de defesa de dissertações e teses.

Agradecemos antecipadamente a colaboração de todos/as para a concretização deste Seminário de Pesquisa.

 

Boa leitura!

  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Línguas
  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Matemática e Ciências
  • Argumentação e Retórica nas Práticas Sociais

Comissão Organizadora

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Comissão Científica

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Francisco Geoci da Silva (UFRN)

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Joelene Tavares Correia (UESC)

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María Elena Molina (UNS)

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Soade Pereira Jorge Calhau (UESC)

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