Argumentação e o auditório em tempo de realidade virtual

  • Autor
  • Antonelly Machado Vaz de Faria
  • Resumo
  • O capítulo discute o conceito de auditório e sua relevância na argumentação discursiva, especialmente no contexto das redes sociais e do discurso político. O auditório não é apenas um grupo de ouvintes passivos, mas uma construção discursiva ativamente moldada pelo enunciador para persuadi-los. A argumentação eficaz considera as emoções (pathos) do auditório, buscando criar conexões emocionais que influenciam sua adesão às ideias apresentadas. O trabalho destaca que a interação entre enunciador e auditório é fundamental na persuasão discursiva, portanto, o pathos, ao suscitar emoções no auditório, torna o discurso mais eficaz e competente. No contexto das redes sociais, o uso do pathos é amplificado, já que conteúdos emocionais tendem a viralizar e gerar mais engajamento. Além disso, o capítulo aborda a cenografia como uma ferramenta discursiva para legitimar o discurso, transformando-o através da utilização de estereótipos e contextos variados. No âmbito político, diversas cenografias são utilizadas para validar a imagem do enunciador e conquistar apoio do auditório, que se torna heterogêneo e variado nas plataformas digitais. Em resumo, o capítulo explora a relação entre auditório, pathos, cenografia e argumentação, destacando como esses elementos se entrelaçam na construção e validação dos discursos, especialmente em contextos digitais e políticos.

  • Palavras-chave
  • pathos, argumentação, cenografia, discurso político.
  • Área Temática
  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Línguas
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O Seminário de Pesquisa do GPARA, em sua 8ª edição destina-se aos professores-pesquisadores e seus orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O objetivo do evento é proporcionar aos integrantes dos grupos um espaço  privilegiado para discussão de suas pesquisas em andamento, em fase de projeto ou já concluídas realizadas em Letras, Educação, Ciências e Matemática.

Assim, além de divulgar seu trabalho e ampliar redes de contato, os integrantes do grupo podem trocar experiências e construir aprendizados, por meio do questionamento e do livre debate de suas temáticas, problemáticas, abordagens metodológicas, inquietações e/ou propostas teóricas, procedimentos de análise, em que a troca de ideias favoreça o amadurecimento da pesquisa de cada integrante do grupo, bem como perscrutar novas temáticas e possibilidades de parcerias para organização de livros e de números temáticos em periódicos, participação em eventos de extensão, cursos na graduação e na pós-graduação, bancas de defesa de dissertações e teses.

Agradecemos antecipadamente a colaboração de todos/as para a concretização deste Seminário de Pesquisa.

 

Boa leitura!

  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Línguas
  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Matemática e Ciências
  • Argumentação e Retórica nas Práticas Sociais

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