O desenvolvimento da argumentação matemática tem entre suas finalidades incentivar os alunos a analisarem e avaliarem problemas de maneira crítica, de forma que eles possam aprendem a conjecturar, verificar a validade de resultados e construir raciocínios lógicos e coerentes para elaborar uma prova escrita. Alinhado com essa finalidade, os documentos oficiais que normatizam a Educação Básica no Brasil fomentam importância do incentivo gradativo da argumentação no ensino de matemática. Diante disso, se faz necessário que os professores encorajem os alunos a esse tipo de trabalho. Diante da relevância da argumentação, esta pesquisa reflete sobre como os professores e futuros professores de matemática avaliam argumentações e provas elaboradas por estudantes na Educação Básica. Trata-se de um estudo qualitativo no qual foi aplicado o mesmo questionário para professores de Matemática que lecionam no ensino fundamental e licenciandos em Matemática de uma universidade federal do estado de Sergipe. Analisou-se as respostas dos participantes a duas questões, nas quais foram apresentadas a produção de estudantes da Educação Básica para análise e atribuição de notas a cada uma delas. Neste trabalho nos embasamos nas ideias de Balacheff no que se refere a tipologia de provas. Os resultados parciais indicam que a presença de erros, provavelmente cometidos por falta de atenção, levam os professores a desvalorizar a prova elaborada pelo estudante, mesmo que toda a argumentação apresentada por ele seja válida, assim como desvalorizam as provas escritas em linguagem materna. Esses resultados corroboram para a necessidade de um olhar minucioso sobre a validade dos argumentos, estabelecendo critérios de julgamento que possam motivar o desenvolvimento gradativo de competências argumentativas.
O Seminário de Pesquisa do GPARA, em sua 8ª edição destina-se aos professores-pesquisadores e seus orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O objetivo do evento é proporcionar aos integrantes dos grupos um espaço privilegiado para discussão de suas pesquisas em andamento, em fase de projeto ou já concluídas realizadas em Letras, Educação, Ciências e Matemática.
Assim, além de divulgar seu trabalho e ampliar redes de contato, os integrantes do grupo podem trocar experiências e construir aprendizados, por meio do questionamento e do livre debate de suas temáticas, problemáticas, abordagens metodológicas, inquietações e/ou propostas teóricas, procedimentos de análise, em que a troca de ideias favoreça o amadurecimento da pesquisa de cada integrante do grupo, bem como perscrutar novas temáticas e possibilidades de parcerias para organização de livros e de números temáticos em periódicos, participação em eventos de extensão, cursos na graduação e na pós-graduação, bancas de defesa de dissertações e teses.
Agradecemos antecipadamente a colaboração de todos/as para a concretização deste Seminário de Pesquisa.
Boa leitura!
Comissão Organizadora
Eduardo Lopes Piris
Isabel Cristina Michelan de Azevedo
Comissão Científica
Alana Driziê Gonzatti dos Santos (UFRN)
Carla Severiano de Carvalho (UNEB)
Deywid Wagner de Melo (UFAL)
Dorotea Frank Kersch (UNISINOS)
Edilson de Souza Soares (UFS)
Eduardo Lopes Piris (UESC)
Elionai Mendes da Silva (UESC)
Esther López (UNT)
Flávio Passos Santana (UPE)
Francisco Geoci da Silva (UFRN)
João Carlos Caldato Correia (IFRJ)
João Paulo Attiê (UFS)
Joelene Tavares Correia (UESC)
Marcia Regina Curado Pereira Mariano (UFS)
María Elena Molina (UNS)
Matheus Matucelli dos Santos (UFS)
Max Silva da Rocha (UFAL)
Paulo Roberto Gonçalves-Segundo (USP)
Sheyla Fabricia Alves Lima (UESC)
Soade Pereira Jorge Calhau (UESC)
Vanesca Carvalho Leal (UFS)