O DOMÍNIO DE ARGUMENTAÇÃO E PROVAS POR LICENCIANDOS DE MATEMÁTICA

  • Autor
  • Ana Luiza Barbosa Cardoso Silva Rodrigues
  • Co-autores
  • Lilian Nasser
  • Resumo
  • Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa para dissertação de mestrado, com o objetivo de investigar se e como os licenciandos são incentivados a argumentar e provar questões matemáticas durante seu curso de graduação. A pesquisa em Argumentação e Provas no ensino de Matemática tem apresentado um número crescente de estudos, abordando diferentes aspectos de investigação. Alguns versam sobre diferentes aspectos relacionados à prova matemática, como o papel da prova em sala de aula (Hanna, 2000, 1995; Aguilar Júnior e Nasser, 2012; Costa, 2008), as concepções de provas de alunos e professores (Harel e Sowder, 1998; Caldato e Nasser, 2022), e as construções e a validade de uma prova (Weber, 2008; Balacheff, 1988). Tais pesquisas fomentam a necessidade do incentivo, no que se refere à compreensão de professores e alunos, em enxergar a habilidade de argumentar e provar como um objeto do saber matemático.  Para desenvolver essa investigação, foi elaborado um questionário com cinco questões, aplicado a licenciandos de Matemática de diversas instituições públicas. Ao todo, 53 licenciandos participaram de modo voluntário, tratando-se de uma amostra por conveniência. Os resultados evidenciaram que os próprios respondentes reconhecem que não possuem habilidade plena em demonstrar resultados matemáticos. Não houve consenso sobre existir ou não incentivo ao desenvolvimento da habilidade de argumentar e provar no curso de Licenciatura. Um ponto relevante nas respostas foi a concordância em aceitar argumentos informais apresentados por alunos da Educação Básica. A falta de domínio em argumentar e provar mostra uma necessidade de compreender melhor as lacunas presentes na formação do professor e as dificuldades apresentadas. Na comunicação serão comentadas as questões do questionário, assim como algumas das respostas. O estudo recomenda que a habilidade de argumentar não é apenas uma habilidade inata, mas que pode e deve ser ensinada e aprendida.

  • Palavras-chave
  • Argumentação e Provas, Formação do Professor de Matemática, Rigor Matemático.
  • Área Temática
  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Matemática e Ciências
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O Seminário de Pesquisa do GPARA, em sua 8ª edição destina-se aos professores-pesquisadores e seus orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O objetivo do evento é proporcionar aos integrantes dos grupos um espaço  privilegiado para discussão de suas pesquisas em andamento, em fase de projeto ou já concluídas realizadas em Letras, Educação, Ciências e Matemática.

Assim, além de divulgar seu trabalho e ampliar redes de contato, os integrantes do grupo podem trocar experiências e construir aprendizados, por meio do questionamento e do livre debate de suas temáticas, problemáticas, abordagens metodológicas, inquietações e/ou propostas teóricas, procedimentos de análise, em que a troca de ideias favoreça o amadurecimento da pesquisa de cada integrante do grupo, bem como perscrutar novas temáticas e possibilidades de parcerias para organização de livros e de números temáticos em periódicos, participação em eventos de extensão, cursos na graduação e na pós-graduação, bancas de defesa de dissertações e teses.

Agradecemos antecipadamente a colaboração de todos/as para a concretização deste Seminário de Pesquisa.

 

Boa leitura!

  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Línguas
  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Matemática e Ciências
  • Argumentação e Retórica nas Práticas Sociais

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Joelene Tavares Correia (UESC)

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