Investigando concepções de professores de matemática sobre argumentação e provas

  • Autor
  • Marcus Prates
  • Co-autores
  • Carlos Augusto Aguilar Junior
  • Resumo
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    Neste trabalho, realizado no âmbito de um estudo em nível de mestrado, buscamos investigar as concepções de professores acerca da argumentação e prova matemáticas em sala de aula. Para tanto, realizamos entrevistas semiestruturadas com seis professores de diferentes perfis e analisamos essas falas, a fim de compreender suas concepções e sua atuação como docente, levando em conta sua formação, tempo de atuação e o contato que tiveram com pesquisas no campo da argumentação matemática. Observamos que, embora nenhum deles tenha citado diretamente a tipologia proposta por Balacheff (1988) ou mesmo Hanna (1990), alguns levam em conta o nível de maturidade dos estudantes e validam seus argumentos mais ingênuos, além de estimular o desenvolvimento do pensamento argumentativo.  Embora apenas um dos seis entrevistados tenha tido, em sua graduação, uma disciplina voltada especificamente para a argumentação, a maioria compreende os conceitos de argumentação e prova matemáticas, mesmo que, em alguns casos, de forma superficial. Por outro lado, os demais reconhecem que tiveram contato com esse tema em outras disciplinas, percebendo a utilização de argumentos matemáticos para a construção de provas em teoremas. Notamos, também, que prevalece a ideia de prova como instrumento de verificação e de descoberta (De Villiers, 1990), já que, embora vivam diferentes realidades e contextos, todos afirmam que ainda não é possível, ou não é o momento de trabalhar a linguagem matemática formal (como no meio acadêmico), dada a imaturidade de seus estudantes. Com isso, concluímos que existe certa carência em relação à forma como a argumentação é abordada nos cursos de graduação – sem haver, em muitos casos, uma disciplina voltada para tal, embora haja contato via outras disciplinas. Além disso, verificamos também que, embora haja diferenças nos métodos e abordagens, existe uma tendência à convergência das visões desses profissionais sobre o que é argumentação matemática.

     

  • Palavras-chave
  • Argumentação, Prova Matemática, Entrevista, Ensino de Matemática
  • Área Temática
  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Matemática e Ciências
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O Seminário de Pesquisa do GPARA, em sua 8ª edição destina-se aos professores-pesquisadores e seus orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O objetivo do evento é proporcionar aos integrantes dos grupos um espaço  privilegiado para discussão de suas pesquisas em andamento, em fase de projeto ou já concluídas realizadas em Letras, Educação, Ciências e Matemática.

Assim, além de divulgar seu trabalho e ampliar redes de contato, os integrantes do grupo podem trocar experiências e construir aprendizados, por meio do questionamento e do livre debate de suas temáticas, problemáticas, abordagens metodológicas, inquietações e/ou propostas teóricas, procedimentos de análise, em que a troca de ideias favoreça o amadurecimento da pesquisa de cada integrante do grupo, bem como perscrutar novas temáticas e possibilidades de parcerias para organização de livros e de números temáticos em periódicos, participação em eventos de extensão, cursos na graduação e na pós-graduação, bancas de defesa de dissertações e teses.

Agradecemos antecipadamente a colaboração de todos/as para a concretização deste Seminário de Pesquisa.

 

Boa leitura!

  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Línguas
  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Matemática e Ciências
  • Argumentação e Retórica nas Práticas Sociais

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Joelene Tavares Correia (UESC)

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