ARGUMENTAÇÕES E PROVAS MATEMÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Autor
  • Maria Cleisiane da Conceição Santos
  • Co-autores
  • Maria Juliana Santos Almeida
  • Resumo
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    Pesquisas recentes apontam que muitos professores não trabalham com o processo de argumentação durante as aulas de matemática, o que pode representar um obstáculo na evolução do pensamento lógico-dedutivo fundamental para justificar afirmações matemáticas. Com o objetivo de investigar o nível de prova de estudantes da Educação Básica, à luz da tipologia de provas de Balacheff, aplicamos um questionário nos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola no município de Moita Bonita, no agreste sergipano. Nesta pesquisa, de caráter qualitativo, percebe-se a partir da análise dos dados, que os estudantes têm maior facilidade em provar que uma afirmação é falsa. Ao negar a afirmação “Todo número divisível por 5 é terminado em 5”, por exemplo, alunos de todas as turmas apresentaram argumentos válidos e condizentes com uma prova que se enquadra no que Balacheff considera como Experiência Mental, ao apresentarem um contra-exemplo. Já na questão em que eles precisavam apresentar argumentos formais para provar a veracidade de uma afirmação, observou-se que houve um grande índice de erros ou o uso de casos particulares que satisfaziam a proposição dada. Apenas 2 de 68 estudantes apresentaram argumentos corretos, porém não se atentaram ao que foi solicitado na questão, deixando-a incompleta.

     

  • Palavras-chave
  • Argumentação, Educação Básica, Estudantes, Provas.
  • Área Temática
  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Matemática e Ciências
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O Seminário de Pesquisa do GPARA, em sua 8ª edição destina-se aos professores-pesquisadores e seus orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O objetivo do evento é proporcionar aos integrantes dos grupos um espaço  privilegiado para discussão de suas pesquisas em andamento, em fase de projeto ou já concluídas realizadas em Letras, Educação, Ciências e Matemática.

Assim, além de divulgar seu trabalho e ampliar redes de contato, os integrantes do grupo podem trocar experiências e construir aprendizados, por meio do questionamento e do livre debate de suas temáticas, problemáticas, abordagens metodológicas, inquietações e/ou propostas teóricas, procedimentos de análise, em que a troca de ideias favoreça o amadurecimento da pesquisa de cada integrante do grupo, bem como perscrutar novas temáticas e possibilidades de parcerias para organização de livros e de números temáticos em periódicos, participação em eventos de extensão, cursos na graduação e na pós-graduação, bancas de defesa de dissertações e teses.

Agradecemos antecipadamente a colaboração de todos/as para a concretização deste Seminário de Pesquisa.

 

Boa leitura!

  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Línguas
  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Matemática e Ciências
  • Argumentação e Retórica nas Práticas Sociais

Comissão Organizadora

Eduardo Lopes Piris
Isabel Cristina Michelan de Azevedo

Comissão Científica

Alana Driziê Gonzatti dos Santos (UFRN)

Carla Severiano de Carvalho (UNEB)

Deywid Wagner de Melo (UFAL)

Dorotea Frank Kersch (UNISINOS)

Edilson de Souza Soares (UFS)

Eduardo Lopes Piris (UESC)

Elionai Mendes da Silva (UESC)

Esther López (UNT)

Flávio Passos Santana (UPE)

Francisco Geoci da Silva (UFRN)

João Carlos Caldato Correia (IFRJ)

João Paulo Attiê (UFS)

Joelene Tavares Correia (UESC)

Marcia Regina Curado Pereira Mariano (UFS)

María Elena Molina (UNS)

Matheus Matucelli dos Santos (UFS)

Max Silva da Rocha (UFAL)

Paulo Roberto Gonçalves-Segundo (USP)

Sheyla Fabricia Alves Lima (UESC)

Soade Pereira Jorge Calhau (UESC)

Vanesca Carvalho Leal (UFS)