Muitos estudiosos da linguagem têm concebido a argumentividade como uma dimensão inerente a todo discurso e atravessada pelo dialogismo constitutivo da linguagem. Conforme Amossy (2011; 2018), os discursos podem apresentar, de forma gradativa, o intuito mais ou menos explícito de persuadir e, assim, a argumentação pode revestir-se de aspectos variados. Em perspectiva semelhante, para Charaudeau (2008; 2016), todo texto expressa, de alguma maneira, um ponto de vista daquele que enuncia. Baseada no escopo teórico da Semiolinguística e da Argumentação no Discurso e em interface com os estudos de Ramos (2010; 2016) sobre as tiras livres, esta investigação tem por objetivo refletir sobre a argumentatividade inerente ao discurso, sob um viés linguístico-discursivo, considerando a intencionalidade do ato comunicativo, o dialogismo (em sentido amplo) e os diferentes níveis em que tal argumentatividade pode se manifestar. A metodologia de pesquisa empregada – de caráter qualitativo, exploratório e descritivo – tem seu corpus constituído por três tiras livres, criadas por cartunistas distintos e publicadas no ano de 2020, no momento mais crítico da pandemia de coronavírus. Sustenta-se, pois, a partir da análise da semiose verbo-visual das peças em estudo, a existência de um nível intermediário de argumentatividade, não explicitamente argumentativo em sua composição, ou com visada argumentativa; mas, igualmente, não apenas interessado em orientar o olhar do leitor em determinada direção, ou com dimensão argumentativa (Amossy, 2011). Com base em elementos do contrato comunicativo em questão, postulamos, pois, a existência de uma configuração textual-discursiva híbrida, em que o modo narrativo de organização do discurso aparente estrutura uma construção argumentativa subjacente – que àquele se sobrepõe, fundamentando uma tese implícita para a qual o enunciador busca adesão.
O Seminário de Pesquisa do GPARA, em sua 8ª edição destina-se aos professores-pesquisadores e seus orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O objetivo do evento é proporcionar aos integrantes dos grupos um espaço privilegiado para discussão de suas pesquisas em andamento, em fase de projeto ou já concluídas realizadas em Letras, Educação, Ciências e Matemática.
Assim, além de divulgar seu trabalho e ampliar redes de contato, os integrantes do grupo podem trocar experiências e construir aprendizados, por meio do questionamento e do livre debate de suas temáticas, problemáticas, abordagens metodológicas, inquietações e/ou propostas teóricas, procedimentos de análise, em que a troca de ideias favoreça o amadurecimento da pesquisa de cada integrante do grupo, bem como perscrutar novas temáticas e possibilidades de parcerias para organização de livros e de números temáticos em periódicos, participação em eventos de extensão, cursos na graduação e na pós-graduação, bancas de defesa de dissertações e teses.
Agradecemos antecipadamente a colaboração de todos/as para a concretização deste Seminário de Pesquisa.
Boa leitura!
Comissão Organizadora
Eduardo Lopes Piris
Isabel Cristina Michelan de Azevedo
Comissão Científica
Alana Driziê Gonzatti dos Santos (UFRN)
Carla Severiano de Carvalho (UNEB)
Deywid Wagner de Melo (UFAL)
Dorotea Frank Kersch (UNISINOS)
Edilson de Souza Soares (UFS)
Eduardo Lopes Piris (UESC)
Elionai Mendes da Silva (UESC)
Esther López (UNT)
Flávio Passos Santana (UPE)
Francisco Geoci da Silva (UFRN)
João Carlos Caldato Correia (IFRJ)
João Paulo Attiê (UFS)
Joelene Tavares Correia (UESC)
Marcia Regina Curado Pereira Mariano (UFS)
María Elena Molina (UNS)
Matheus Matucelli dos Santos (UFS)
Max Silva da Rocha (UFAL)
Paulo Roberto Gonçalves-Segundo (USP)
Sheyla Fabricia Alves Lima (UESC)
Soade Pereira Jorge Calhau (UESC)
Vanesca Carvalho Leal (UFS)