Este trabalho objetiva fazer uma análise retórico-conversacional no debate político televisionado entre a deputada Soraya Thoronicke e o padre Kelmon, ambos candidatos a presidência da república nas eleições de 2022. Nos discursos analisados, podemos notar aspectos da tríade aristotélica: pathos, ethos e logos e aspectos conversacionais, como: os turnos de fala, marcadores conversacionais, pausas, repetições, assaltos de turnos, etc, que influenciam direta ou indiretamente no processo de persuação no discurso dos interactantes. Metodologicamente, a análise foi feita seguindo a teoria da argumentação da nova retórica, elencada para esse estudo, visto que esta se dá pelo ato de persuadir ou influenciar o auditório por meio do discurso através de determinada posição ou ponto de vista, concentrando-se na utilização de técnicas persuasivas. O trabalho fundamenta-se nos postulados teóricos de Aristóteles (s/d;2011), Kerbrat-Orecchioni (2014), Koch (1984), Marcuschi (1998), Mateus (2018), Melo (2013), Paiva (2018), Preti (2000) entre outros. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa por seu desenvolvimento conceitual, de fatos, ideias, opiniões, e entendimentos indutivos e/ou interpretativos a partir das análises feitas. A relevância do trabalho se dá pelo fato de entendermos como a linguagem é utilizada como elemento persuasivo, por meio de discursos, em diversas esferas sociais, em especial no discurso político. Os resultados indicam o uso dos meios aristotélicos da persuasão a serviço da argumentação em busca da adesão daquilo que é apresentado pelos interactantes estudados. Espera-se que o referido trabalho possa trazer reflexões de como a retórica e a argumentação se destacam em favor da persuação no discurso político.
O Seminário de Pesquisa do GPARA, em sua 8ª edição destina-se aos professores-pesquisadores e seus orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O objetivo do evento é proporcionar aos integrantes dos grupos um espaço privilegiado para discussão de suas pesquisas em andamento, em fase de projeto ou já concluídas realizadas em Letras, Educação, Ciências e Matemática.
Assim, além de divulgar seu trabalho e ampliar redes de contato, os integrantes do grupo podem trocar experiências e construir aprendizados, por meio do questionamento e do livre debate de suas temáticas, problemáticas, abordagens metodológicas, inquietações e/ou propostas teóricas, procedimentos de análise, em que a troca de ideias favoreça o amadurecimento da pesquisa de cada integrante do grupo, bem como perscrutar novas temáticas e possibilidades de parcerias para organização de livros e de números temáticos em periódicos, participação em eventos de extensão, cursos na graduação e na pós-graduação, bancas de defesa de dissertações e teses.
Agradecemos antecipadamente a colaboração de todos/as para a concretização deste Seminário de Pesquisa.
Boa leitura!
Comissão Organizadora
Eduardo Lopes Piris
Isabel Cristina Michelan de Azevedo
Comissão Científica
Alana Driziê Gonzatti dos Santos (UFRN)
Carla Severiano de Carvalho (UNEB)
Deywid Wagner de Melo (UFAL)
Dorotea Frank Kersch (UNISINOS)
Edilson de Souza Soares (UFS)
Eduardo Lopes Piris (UESC)
Elionai Mendes da Silva (UESC)
Esther López (UNT)
Flávio Passos Santana (UPE)
Francisco Geoci da Silva (UFRN)
João Carlos Caldato Correia (IFRJ)
João Paulo Attiê (UFS)
Joelene Tavares Correia (UESC)
Marcia Regina Curado Pereira Mariano (UFS)
María Elena Molina (UNS)
Matheus Matucelli dos Santos (UFS)
Max Silva da Rocha (UFAL)
Paulo Roberto Gonçalves-Segundo (USP)
Sheyla Fabricia Alves Lima (UESC)
Soade Pereira Jorge Calhau (UESC)
Vanesca Carvalho Leal (UFS)