O APERFEIÇOAMENTO DAS COMPETÊNCIAS ARGUMENTATIVAS DOS ALUNOS DO COLÉGIO MILITAR DE ILHÉUS ATRAVÉS DO ARTIGO DE OPINIÃO: IMPACTOS DA OFICINA DO JORNAL ESCOLAR DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

  • Autor
  • Ricardo Mattuella
  • Co-autores
  • Paulo Antônio Santos do Socorro
  • Resumo
  • Esta comunicação visa apresentar os resultados da oficina elaborada no âmbito do Programa Residência Pedagógica, cujo objetivo é promover o ensino da argumentação como prática social (AZEVEDO; TINOCO, 2019; PIRIS 2021). Refere-se a um projeto de ensino aplicado em dois dias em formato de oficina para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental do Colégio da Polícia Militar Rômulo Galvão (CPM), na cidade de Ilhéus, que teve como eixo do planejamento a ação de publicar artigos de opinião para instituir um jornal escolar. O quadro teórico do projeto encadeia os Novos Estudos dos Letramentos (KLEIMAN, 2008; 2014) com a concepção interacional da argumentação (PLANTIN, 2008; GRÁCIO, 2011; 2013). O planejamento de ensino constitui-se em dois dias com uma carga horária total de 10 horas, o qual os objetivos comunicativos dos estudantes são: 1) explorar e conhecer o jornal e a prática jornalística, assim como sua importância social; 2) ler, discutir e produzir o gênero artigo de opinião através da temática “inteligência artificial”; 3) argumentar e compartilhar opiniões através das dinâmicas de mural de post-its e varal de opiniões. Como resultados, os alunos desenvolveram competências para justificar e negociar pontos de vista, contribuindo assim para formação de opinião e aprimoramento da criticidade. O projeto não se limitou apenas à oralidade, estendendo-se à produção do gênero argumentativo escrito (artigo de opinião), propiciando uma vivência abrangente no desenvolvimento da capacidade comunicativa e crítica dos estudantes.

  • Palavras-chave
  • Argumentação, Ensino, Jornal escolar, Artigo de opinião
  • Área Temática
  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Línguas
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O Seminário de Pesquisa do GPARA, em sua 8ª edição destina-se aos professores-pesquisadores e seus orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O objetivo do evento é proporcionar aos integrantes dos grupos um espaço  privilegiado para discussão de suas pesquisas em andamento, em fase de projeto ou já concluídas realizadas em Letras, Educação, Ciências e Matemática.

Assim, além de divulgar seu trabalho e ampliar redes de contato, os integrantes do grupo podem trocar experiências e construir aprendizados, por meio do questionamento e do livre debate de suas temáticas, problemáticas, abordagens metodológicas, inquietações e/ou propostas teóricas, procedimentos de análise, em que a troca de ideias favoreça o amadurecimento da pesquisa de cada integrante do grupo, bem como perscrutar novas temáticas e possibilidades de parcerias para organização de livros e de números temáticos em periódicos, participação em eventos de extensão, cursos na graduação e na pós-graduação, bancas de defesa de dissertações e teses.

Agradecemos antecipadamente a colaboração de todos/as para a concretização deste Seminário de Pesquisa.

 

Boa leitura!

  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Línguas
  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Matemática e Ciências
  • Argumentação e Retórica nas Práticas Sociais

Comissão Organizadora

Eduardo Lopes Piris
Isabel Cristina Michelan de Azevedo

Comissão Científica

Alana Driziê Gonzatti dos Santos (UFRN)

Carla Severiano de Carvalho (UNEB)

Deywid Wagner de Melo (UFAL)

Dorotea Frank Kersch (UNISINOS)

Edilson de Souza Soares (UFS)

Eduardo Lopes Piris (UESC)

Elionai Mendes da Silva (UESC)

Esther López (UNT)

Flávio Passos Santana (UPE)

Francisco Geoci da Silva (UFRN)

João Carlos Caldato Correia (IFRJ)

João Paulo Attiê (UFS)

Joelene Tavares Correia (UESC)

Marcia Regina Curado Pereira Mariano (UFS)

María Elena Molina (UNS)

Matheus Matucelli dos Santos (UFS)

Max Silva da Rocha (UFAL)

Paulo Roberto Gonçalves-Segundo (USP)

Sheyla Fabricia Alves Lima (UESC)

Soade Pereira Jorge Calhau (UESC)

Vanesca Carvalho Leal (UFS)