ENSINO DE ARGUMENTAÇÃO EM AULAS DE PORTUGUÊS NA RESIDÊNCIA PEDAGÓCICA: O PODCAST COMO RECURSO DIDÁTICO

  • Autor
  • Ana Luiza Nascimento de Aquino
  • Resumo
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    Este trabalho apresenta os resultados do projeto de ensino de argumentação aplicado na residência pedagógica de Língua Portuguesa em 2023, em uma escola pública da Bahia, com estudantes do 7º ano do ensino fundamental. O projeto se fundamenta no enfoque interacional da argumentação (Plantin, 2018) e nos novos estudos dos letramentos (Soares, 2017; Kleiman, 2003; Vergna, 2020), propondo o desenvolvimento das capacidades argumentativas dos estudantes por meio de práticas de letramentos, utilizando podcasts como recurso didático. A justificativa do trabalho alinha-se ao explorar práticas inovadoras de ensino que promovem a interação e o desenvolvimento crítico dos alunos.

     Metodologicamente, o projeto envolveu atividades de leitura, produção textual, expressão oral e análise linguística, culminando na produção de episódios de podcast. Foram analisados dois episódios, observando-se o aprimoramento nas capacidades de construção e avaliação de argumentos e na expressão de pontos de vista. No primeiro episódio, intitulado "Pais controladores geram filhos mentirosos?", os estudantes discutiram os efeitos da superproteção parental, apresentando evidências e argumentos estruturados. O mediador destacou-se ao introduzir argumentos de autoridade, enriquecendo o debate. No segundo episódio, "Lampião: Herói ou vilão?", a discussão revelou uma carência de argumentos, evidenciando a necessidade de maior fundamentação.

    Os resultados parciais indicam que o uso do podcast como ferramenta didática possibilitou aos alunos desenvolverem suas capacidades argumentativas de maneira significativa, oferecendo uma plataforma para a expressão autêntica e crítica. Este projeto exemplifica como a integração de novos recursos midiáticos pode enriquecer o ensino de argumentação, preparando os estudantes para a aplicação dessas habilidades em contextos diversos.

     

     

  • Palavras-chave
  • Podcast, Ensino, Argumentação, Letramento.
  • Área Temática
  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Línguas
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O Seminário de Pesquisa do GPARA, em sua 8ª edição destina-se aos professores-pesquisadores e seus orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O objetivo do evento é proporcionar aos integrantes dos grupos um espaço  privilegiado para discussão de suas pesquisas em andamento, em fase de projeto ou já concluídas realizadas em Letras, Educação, Ciências e Matemática.

Assim, além de divulgar seu trabalho e ampliar redes de contato, os integrantes do grupo podem trocar experiências e construir aprendizados, por meio do questionamento e do livre debate de suas temáticas, problemáticas, abordagens metodológicas, inquietações e/ou propostas teóricas, procedimentos de análise, em que a troca de ideias favoreça o amadurecimento da pesquisa de cada integrante do grupo, bem como perscrutar novas temáticas e possibilidades de parcerias para organização de livros e de números temáticos em periódicos, participação em eventos de extensão, cursos na graduação e na pós-graduação, bancas de defesa de dissertações e teses.

Agradecemos antecipadamente a colaboração de todos/as para a concretização deste Seminário de Pesquisa.

 

Boa leitura!

  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Línguas
  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Matemática e Ciências
  • Argumentação e Retórica nas Práticas Sociais

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