ENSINO DE ARGUMENTAÇÃO E USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA PRODUÇÃO DE PODCAST

  • Autor
  • Rômulo Albuquerque
  • Co-autores
  • Débora Praxedes Morais
  • Resumo
  • A evolução tecnológica e o fenômeno da globalização trazem à contemporaneidade a onipresença da cultura digital e as diversas práticas de multiletramentos que a compõem. Nesse contexto, o uso da Inteligência Artificial (IA) apresenta-se como uma ferramenta em potencial para o desenvolvimento de habilidades na esfera digital. Isso posto, nesta comunicação oral, explorando a interseção entre ensino de argumentação, inovação e tecnologia, temos o objetivo de analisar o processo de construção de um podcast argumentativo com o uso de IA. Essa construção se desenvolveu em uma oficina de multiletramentos a partir da polêmica “com o uso da IA em atividades escolares, os estudantes tendem a diminuir seu potencial crítico e criativo?”. Trata-se de um recorte de dados de uma pesquisa qualitativa que se fundamenta teórico-metodologicamente nos estudos sobre o ensino de argumentação (Grácio, 2022; Azevedo e Tinoco, 2019) e nos estudos de letramento de vertente sociocultural (Santos-Marques; Kleiman, 2019; Grupo Nova Londres, 1996). Os resultados sinalizam que a prática de ensino de argumentação desenvolvida no processo de construção desse podcast argumentativo com o uso de IA potencializa o desenvolvimento das competências da argumentação e da cultura digital, tais como preconiza a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018). Além disso, a oficina de multiletramentos se mostra viável para um ensino de argumentação mais interativo e colaborativo, promovendo, assim, o engajamento dos(as) participantes. Por fim, esperamos contribuir com a desmistificação do uso do IA na esfera educacional, apresentando-a como um artefato de grande potencial para a transformação de práticas inovadoras.

  • Palavras-chave
  • Ensino de argumentação, podcast, IA, oficina de multiletramentos.
  • Área Temática
  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Línguas
Voltar

O Seminário de Pesquisa do GPARA, em sua 8ª edição destina-se aos professores-pesquisadores e seus orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O objetivo do evento é proporcionar aos integrantes dos grupos um espaço  privilegiado para discussão de suas pesquisas em andamento, em fase de projeto ou já concluídas realizadas em Letras, Educação, Ciências e Matemática.

Assim, além de divulgar seu trabalho e ampliar redes de contato, os integrantes do grupo podem trocar experiências e construir aprendizados, por meio do questionamento e do livre debate de suas temáticas, problemáticas, abordagens metodológicas, inquietações e/ou propostas teóricas, procedimentos de análise, em que a troca de ideias favoreça o amadurecimento da pesquisa de cada integrante do grupo, bem como perscrutar novas temáticas e possibilidades de parcerias para organização de livros e de números temáticos em periódicos, participação em eventos de extensão, cursos na graduação e na pós-graduação, bancas de defesa de dissertações e teses.

Agradecemos antecipadamente a colaboração de todos/as para a concretização deste Seminário de Pesquisa.

 

Boa leitura!

  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Línguas
  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Matemática e Ciências
  • Argumentação e Retórica nas Práticas Sociais

Comissão Organizadora

Eduardo Lopes Piris
Isabel Cristina Michelan de Azevedo

Comissão Científica

Alana Driziê Gonzatti dos Santos (UFRN)

Carla Severiano de Carvalho (UNEB)

Deywid Wagner de Melo (UFAL)

Dorotea Frank Kersch (UNISINOS)

Edilson de Souza Soares (UFS)

Eduardo Lopes Piris (UESC)

Elionai Mendes da Silva (UESC)

Esther López (UNT)

Flávio Passos Santana (UPE)

Francisco Geoci da Silva (UFRN)

João Carlos Caldato Correia (IFRJ)

João Paulo Attiê (UFS)

Joelene Tavares Correia (UESC)

Marcia Regina Curado Pereira Mariano (UFS)

María Elena Molina (UNS)

Matheus Matucelli dos Santos (UFS)

Max Silva da Rocha (UFAL)

Paulo Roberto Gonçalves-Segundo (USP)

Sheyla Fabricia Alves Lima (UESC)

Soade Pereira Jorge Calhau (UESC)

Vanesca Carvalho Leal (UFS)