Lablingens - laboratório de linguagens e aprendizagens - proposta de trabalho com gêneros textuais a partir da perspectiva do (da) professor (a) das áreas do STEAM
Jaci dos Santos
Colégio Estadual Ministro Petrônio Portela
O projeto Lablingens - laboratório de linguagens e aprendizagens - proposta de trabalho com gêneros textuais a partir da perspectiva do (da) professor (a) de áreas do Steam objetiva a integração entre o trabalho com gêneros textuais com as áreas STEAM no ensino de língua portuguesa. Realizado com fomento da Seduc/Fapitec/SE, em duas escolas da rede pública estadual de Sergipe, esse projeto visa ao aprimoramento da produção oral e escrita de textos, atentando para a reflexão crítica e discursiva. Desenvolvido pelo viés metodológico quanti e qualitativo, efetuamos pesquisa por meio de formulário e enquete via whatsapp para averiguar quais gêneros textuais são utilizados pelos professores. Dentre a heterogeneidade de respostas, o gênero textual apresentação oral figurou como o mais solicitado junto com o tema criação de estratégias para reconhecer, confrontar e evitar fake news. A partir da análise desses dados, desenvolvemos e materializamos ações, utilizando a metodologia ativa de projetos de modo interdisciplinar entre matemática e língua portuguesa e religião. Como resultado, além do aprimoramento do aspecto oral por meio de apresentações em feiras e mostras por parte do (a) estudante, construíram-se de textos multimodais, com o intuito de, além da reflexão crítica sobre o tema, a comunidade escolar reconhecer fake news a fim de evitar sua propagação, visto que prejudicam tanto o indivíduo quanto a sociedade. Desta forma, esse projeto, ainda em desenvolvimento, serve de aporte para o exercício crítico e cidadão sobre a circulação de informações falsas com a finalidade de se exercitar a cidadania consciente, proporcionando conexão entre objetos de conhecimento de áreas distintas e a produção de textos orais e escritos.
O Seminário de Pesquisa do GPARA, em sua 8ª edição destina-se aos professores-pesquisadores e seus orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O objetivo do evento é proporcionar aos integrantes dos grupos um espaço privilegiado para discussão de suas pesquisas em andamento, em fase de projeto ou já concluídas realizadas em Letras, Educação, Ciências e Matemática.
Assim, além de divulgar seu trabalho e ampliar redes de contato, os integrantes do grupo podem trocar experiências e construir aprendizados, por meio do questionamento e do livre debate de suas temáticas, problemáticas, abordagens metodológicas, inquietações e/ou propostas teóricas, procedimentos de análise, em que a troca de ideias favoreça o amadurecimento da pesquisa de cada integrante do grupo, bem como perscrutar novas temáticas e possibilidades de parcerias para organização de livros e de números temáticos em periódicos, participação em eventos de extensão, cursos na graduação e na pós-graduação, bancas de defesa de dissertações e teses.
Agradecemos antecipadamente a colaboração de todos/as para a concretização deste Seminário de Pesquisa.
Boa leitura!
Comissão Organizadora
Eduardo Lopes Piris
Isabel Cristina Michelan de Azevedo
Comissão Científica
Alana Driziê Gonzatti dos Santos (UFRN)
Carla Severiano de Carvalho (UNEB)
Deywid Wagner de Melo (UFAL)
Dorotea Frank Kersch (UNISINOS)
Edilson de Souza Soares (UFS)
Eduardo Lopes Piris (UESC)
Elionai Mendes da Silva (UESC)
Esther López (UNT)
Flávio Passos Santana (UPE)
Francisco Geoci da Silva (UFRN)
João Carlos Caldato Correia (IFRJ)
João Paulo Attiê (UFS)
Joelene Tavares Correia (UESC)
Marcia Regina Curado Pereira Mariano (UFS)
María Elena Molina (UNS)
Matheus Matucelli dos Santos (UFS)
Max Silva da Rocha (UFAL)
Paulo Roberto Gonçalves-Segundo (USP)
Sheyla Fabricia Alves Lima (UESC)
Soade Pereira Jorge Calhau (UESC)
Vanesca Carvalho Leal (UFS)