A circulação intensa de textos multimodais e digitais exige a ampliação da criticidade dos estudantes/leitores em todas as modalidades de ensino, em especial, na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). Isso demanda práticas pedagógicas específicas para esse público, precisamente por ser uma modalidade com diversidade intergeracional, social e cultural. Tal segmento de ensino, também, possui uma estrutura curricular e metodológica próprias que deve ser considerada no planejamento didático de práticas de leitura argumentativa e multimodal com uso de recursos digitais. Esse quadro deve ser abalizado para o efetivo desenvolvimento de capacidades argumentativas e, por conseguinte, a ampliação da compreensão leitora crítica desses educandos. Assim, pelo exposto, essa comunicação objetiva apresentar o projeto de tese, em andamento, de abordagem qualitativa, método de Pesquisa Colaborativa proposta por autores como Ibiapina e Ferreira (2003), Magalhães (2002), a ser realizada com professores de Língua Portuguesa do Tempo Formativo/EJAI II, no município de Feira de Santana, BA. O projeto versa sobre a problemática apresentada e alinha-se às discussões sobre o ensino de argumentação e leitura argumentativa, de perspectiva interacional. Para tal, o aporte teórico se fundamenta em estudos sobre leitura interacional em Kleiman (2004, 2011); sobre argumentação e leitura argumentativa, de perspectiva interacional em Plantin (2008), Grácio (2013,2016), Azevedo; Reis e Monte (2021); Azevedo (2016), Azevedo e Piris (2023); sobre multiletramentos e multimodalidades em Londres (2021), Rojo e Moura (2012, 2019), Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020). Ademais, discute os fundamentos da EJAI, a partir de Freire (1982,1987, 2011) e Arroyo (2017). Dessa forma, espera-se que a apresentação, assim como a pesquisa, possa demonstrar caminhos teóricos e práticos em relação ao ensino de leitura argumentativa multimodal e interacional com uso de recursos digitais diversos para o desenvolvimento da criticidade dos alunos da EJAI, ensino médio, a partir do trabalho e das percepções dos docentes colaboradores.
O Seminário de Pesquisa do GPARA, em sua 8ª edição destina-se aos professores-pesquisadores e seus orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O objetivo do evento é proporcionar aos integrantes dos grupos um espaço privilegiado para discussão de suas pesquisas em andamento, em fase de projeto ou já concluídas realizadas em Letras, Educação, Ciências e Matemática.
Assim, além de divulgar seu trabalho e ampliar redes de contato, os integrantes do grupo podem trocar experiências e construir aprendizados, por meio do questionamento e do livre debate de suas temáticas, problemáticas, abordagens metodológicas, inquietações e/ou propostas teóricas, procedimentos de análise, em que a troca de ideias favoreça o amadurecimento da pesquisa de cada integrante do grupo, bem como perscrutar novas temáticas e possibilidades de parcerias para organização de livros e de números temáticos em periódicos, participação em eventos de extensão, cursos na graduação e na pós-graduação, bancas de defesa de dissertações e teses.
Agradecemos antecipadamente a colaboração de todos/as para a concretização deste Seminário de Pesquisa.
Boa leitura!
Comissão Organizadora
Eduardo Lopes Piris
Isabel Cristina Michelan de Azevedo
Comissão Científica
Alana Driziê Gonzatti dos Santos (UFRN)
Carla Severiano de Carvalho (UNEB)
Deywid Wagner de Melo (UFAL)
Dorotea Frank Kersch (UNISINOS)
Edilson de Souza Soares (UFS)
Eduardo Lopes Piris (UESC)
Elionai Mendes da Silva (UESC)
Esther López (UNT)
Flávio Passos Santana (UPE)
Francisco Geoci da Silva (UFRN)
João Carlos Caldato Correia (IFRJ)
João Paulo Attiê (UFS)
Joelene Tavares Correia (UESC)
Marcia Regina Curado Pereira Mariano (UFS)
María Elena Molina (UNS)
Matheus Matucelli dos Santos (UFS)
Max Silva da Rocha (UFAL)
Paulo Roberto Gonçalves-Segundo (USP)
Sheyla Fabricia Alves Lima (UESC)
Soade Pereira Jorge Calhau (UESC)
Vanesca Carvalho Leal (UFS)