Desde a obrigatoriedade da prova de redação dissertativa nos vestibulares, conforme Decreto Presidencial n° 79.298 de 24/02/1977, o ensino de argumentação vem se confundindo com atividades de leitura e escrita de textos dissertativos que focalizam mais os aspectos gramático-textuais e menos o ato de argumentar, o que pouco contribui para o desenvolvimento da competência 7 da BNCC. Esta comunicação, portanto, visa a apresentar nosso projeto de pesquisa de mestrado em andamento, cujo objetivo é contribuir para o ensino da argumentação como prática social de linguagem, por meio da produção de um módulo didático para aprimorar a leitura em projetos de letramento voltados a práticas argumentativas no ensino médio. O quadro teórico-metodológico da pesquisa, fundamenta-se em Street (2014 [1995]), Kleiman (2006; 2008), entre outros, com o enfoque interacional da argumentação por Plantin (1996; 2008) e Grácio (2010; 2011; 2013), para assumir, com Piris (2021), a argumentação como prática social de linguagem. A elaboração do módulo didático focaliza o aprimoramento da leitura argumentativa, inicialmente formulada por Grácio (2013) como a leitura do discurso do outro feita com vistas à produção de um contradiscurso, o que pressupõe uma situação de comunicação concreta na qual seus participantes argumentam a favor de, ao menos, dois discursos em oposição que se oferecem como alternativa de resposta a uma questão argumentativa. A partir do pressuposto teórico de que a leitura argumentativa requer o levantamento e reconhecimento argumentos e contra-argumentos mobilizados por uma ou outra parte diante de uma dada questão, graças aos saberes e valores compartilhados por certo grupo social, sublinhamos o lugar central da noção de argumentário de Plantin (2008) para o ensino da argumentação. Assim, a elaboração do módulo didático de leitura argumentativa apoia-se na proposta de Azevedo e Freitag (2020) e se organiza em três etapas, a saber: problematização, organização e aplicação do conhecimento.
O Seminário de Pesquisa do GPARA, em sua 8ª edição destina-se aos professores-pesquisadores e seus orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O objetivo do evento é proporcionar aos integrantes dos grupos um espaço privilegiado para discussão de suas pesquisas em andamento, em fase de projeto ou já concluídas realizadas em Letras, Educação, Ciências e Matemática.
Assim, além de divulgar seu trabalho e ampliar redes de contato, os integrantes do grupo podem trocar experiências e construir aprendizados, por meio do questionamento e do livre debate de suas temáticas, problemáticas, abordagens metodológicas, inquietações e/ou propostas teóricas, procedimentos de análise, em que a troca de ideias favoreça o amadurecimento da pesquisa de cada integrante do grupo, bem como perscrutar novas temáticas e possibilidades de parcerias para organização de livros e de números temáticos em periódicos, participação em eventos de extensão, cursos na graduação e na pós-graduação, bancas de defesa de dissertações e teses.
Agradecemos antecipadamente a colaboração de todos/as para a concretização deste Seminário de Pesquisa.
Boa leitura!
Comissão Organizadora
Eduardo Lopes Piris
Isabel Cristina Michelan de Azevedo
Comissão Científica
Alana Driziê Gonzatti dos Santos (UFRN)
Carla Severiano de Carvalho (UNEB)
Deywid Wagner de Melo (UFAL)
Dorotea Frank Kersch (UNISINOS)
Edilson de Souza Soares (UFS)
Eduardo Lopes Piris (UESC)
Elionai Mendes da Silva (UESC)
Esther López (UNT)
Flávio Passos Santana (UPE)
Francisco Geoci da Silva (UFRN)
João Carlos Caldato Correia (IFRJ)
João Paulo Attiê (UFS)
Joelene Tavares Correia (UESC)
Marcia Regina Curado Pereira Mariano (UFS)
María Elena Molina (UNS)
Matheus Matucelli dos Santos (UFS)
Max Silva da Rocha (UFAL)
Paulo Roberto Gonçalves-Segundo (USP)
Sheyla Fabricia Alves Lima (UESC)
Soade Pereira Jorge Calhau (UESC)
Vanesca Carvalho Leal (UFS)