A argumentação interacional: um olhar para as atividades presentes no livro didático do 6ª ano

  • Autor
  • Jessica Rocha Oliveira
  • Resumo
  •  

    Jessica Rocha Oliveira

    Universidade Federal de Sergipe – UFS

     

    A vida em sociedade exige que os sujeitos estejam cada vez mais aptos para participarem de práticas sociais marcadas por conflitos de ideias e discussões diversas. Essas situações suscitam capacidades argumentativas importantes, como assumir posicionamento, construir argumentos para sustentar uma tese, e até mesmo se opor a tese do outro. Levando em consideração esses aspectos ao pensar a prática em sala de aula, entende-se ser necessário o trabalho com a argumentação que vise à prática argumentativa por meio da interação entre os estudantes. Dessa forma, a presente pesquisa, que se caracteriza como descritiva de cunho bibliográfico e documental, buscou analisar o livro didático do 6ª ano da Coleção Metaverso – Língua Portuguesa, aprovado no PNLD 2024, para observar se as atividades propostas possibilitam o trabalho com a argumentação em perspectiva interacional. Para tanto, foram seguidos os seguintes passos metodológicos: inicialmente foi feita uma revisão bibliográfica para definir o aporte teórico da pesquisa; em seguida, foi definido o corpus da pesquisa e os seus critérios de análise, logo após houve a descrição e análise das atividades selecionadas. Os resultados indicam que quatro atividades favorecem ao trabalho com a argumentação, mas apenas na atividade quatro encaminha uma prática argumentativa, pois as outras três atividades não proporcionaram aos estudantes participar de uma situação comunicativa com potencial para ser convertida em uma situação argumentativa. Com a presença de apenas uma atividade alinhada à participação ativa dos estudantes em uma situação argumentativa, foi possível perceber a necessidade dos livros didáticos voltarem o olhar para a argumentação interacional meio para motivar práticas sociais de linguagem na escola e na vida, que possam desenvolver ações críticas e coerentes diante dos problemas sociais que venham afetá-lo.

     

  • Palavras-chave
  • Argumento; Materiais didáticos; PNLD; Prática.
  • Área Temática
  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Línguas
Voltar

O Seminário de Pesquisa do GPARA, em sua 8ª edição destina-se aos professores-pesquisadores e seus orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O objetivo do evento é proporcionar aos integrantes dos grupos um espaço  privilegiado para discussão de suas pesquisas em andamento, em fase de projeto ou já concluídas realizadas em Letras, Educação, Ciências e Matemática.

Assim, além de divulgar seu trabalho e ampliar redes de contato, os integrantes do grupo podem trocar experiências e construir aprendizados, por meio do questionamento e do livre debate de suas temáticas, problemáticas, abordagens metodológicas, inquietações e/ou propostas teóricas, procedimentos de análise, em que a troca de ideias favoreça o amadurecimento da pesquisa de cada integrante do grupo, bem como perscrutar novas temáticas e possibilidades de parcerias para organização de livros e de números temáticos em periódicos, participação em eventos de extensão, cursos na graduação e na pós-graduação, bancas de defesa de dissertações e teses.

Agradecemos antecipadamente a colaboração de todos/as para a concretização deste Seminário de Pesquisa.

 

Boa leitura!

  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Línguas
  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Matemática e Ciências
  • Argumentação e Retórica nas Práticas Sociais

Comissão Organizadora

Eduardo Lopes Piris
Isabel Cristina Michelan de Azevedo

Comissão Científica

Alana Driziê Gonzatti dos Santos (UFRN)

Carla Severiano de Carvalho (UNEB)

Deywid Wagner de Melo (UFAL)

Dorotea Frank Kersch (UNISINOS)

Edilson de Souza Soares (UFS)

Eduardo Lopes Piris (UESC)

Elionai Mendes da Silva (UESC)

Esther López (UNT)

Flávio Passos Santana (UPE)

Francisco Geoci da Silva (UFRN)

João Carlos Caldato Correia (IFRJ)

João Paulo Attiê (UFS)

Joelene Tavares Correia (UESC)

Marcia Regina Curado Pereira Mariano (UFS)

María Elena Molina (UNS)

Matheus Matucelli dos Santos (UFS)

Max Silva da Rocha (UFAL)

Paulo Roberto Gonçalves-Segundo (USP)

Sheyla Fabricia Alves Lima (UESC)

Soade Pereira Jorge Calhau (UESC)

Vanesca Carvalho Leal (UFS)