A sistematização do ensino da argumentação é uma questão promissora e urgente, especialmente quando se objetiva afastar-se de abordagens como as encontradas nos livros didáticos que limitam a análise da argumentação ao estudo de operadores argumentativos e gêneros textuais argumentativos (LEMES, 2013; SOUZA, 2018) e da perspectiva dos exames de avaliação em grande escala que incentivam o ensino focando nos aspectos linguístico-textuais do texto dissertativo-argumentativo (VIDON, 2013; 2018; AZEVEDO, 2015). Em nossa pesquisa, dedicamo-nos a sistematizar uma abordagem para o ensino da argumentação como uma prática social, debatendo aspectos procedimentais que possibilitem aos alunos exercitar o ato de argumentar por meio da implementação de um projeto de debates escolares em aulas de língua portuguesa em uma escola pública na cidade baiana de Itabuna. Valendo-nos dessa experiência, pretendemos analisar, nesta comunicação, os resultados de nossa pesquisa de doutorado relacionados à tomada de decisão em debates de fundo prático (deliberativos), visando ao desenvolvimento de capacidades argumentativas dos estudantes. Para subsidiar nossas discussões, apoiamo-nos na concepção histórico-cultural-discursiva de capacidade argumentativa (AZEVEDO, 2013; 2016; 2019), na perspectiva interacional da argumentação (PLANTIN 2008; 2018; GRÁCIO, 2010; 2016) e na pedagogia crítica (FREIRE, 2003 [1970], 2004 [1996]; GIROUX, 1997; EGLEZZOU, 2020), para concebermos a argumentação e o debate enquanto prática de linguagem (PIRIS, 2021; KLEIMAN, 2008). Por fim, os resultados sugerem uma melhora considerável em relação a compreensão do debate colaborativo, com um enfoque mais voltado para o bem comum. Houve um avanço significativo das capacidades argumentativas dos alunos, como, por exemplo, tomar decisão reavaliando o ponto de vista próprio e considerando o posicionamento apresentado pelo outro.
O Seminário de Pesquisa do GPARA, em sua 8ª edição destina-se aos professores-pesquisadores e seus orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O objetivo do evento é proporcionar aos integrantes dos grupos um espaço privilegiado para discussão de suas pesquisas em andamento, em fase de projeto ou já concluídas realizadas em Letras, Educação, Ciências e Matemática.
Assim, além de divulgar seu trabalho e ampliar redes de contato, os integrantes do grupo podem trocar experiências e construir aprendizados, por meio do questionamento e do livre debate de suas temáticas, problemáticas, abordagens metodológicas, inquietações e/ou propostas teóricas, procedimentos de análise, em que a troca de ideias favoreça o amadurecimento da pesquisa de cada integrante do grupo, bem como perscrutar novas temáticas e possibilidades de parcerias para organização de livros e de números temáticos em periódicos, participação em eventos de extensão, cursos na graduação e na pós-graduação, bancas de defesa de dissertações e teses.
Agradecemos antecipadamente a colaboração de todos/as para a concretização deste Seminário de Pesquisa.
Boa leitura!
Comissão Organizadora
Eduardo Lopes Piris
Isabel Cristina Michelan de Azevedo
Comissão Científica
Alana Driziê Gonzatti dos Santos (UFRN)
Carla Severiano de Carvalho (UNEB)
Deywid Wagner de Melo (UFAL)
Dorotea Frank Kersch (UNISINOS)
Edilson de Souza Soares (UFS)
Eduardo Lopes Piris (UESC)
Elionai Mendes da Silva (UESC)
Esther López (UNT)
Flávio Passos Santana (UPE)
Francisco Geoci da Silva (UFRN)
João Carlos Caldato Correia (IFRJ)
João Paulo Attiê (UFS)
Joelene Tavares Correia (UESC)
Marcia Regina Curado Pereira Mariano (UFS)
María Elena Molina (UNS)
Matheus Matucelli dos Santos (UFS)
Max Silva da Rocha (UFAL)
Paulo Roberto Gonçalves-Segundo (USP)
Sheyla Fabricia Alves Lima (UESC)
Soade Pereira Jorge Calhau (UESC)
Vanesca Carvalho Leal (UFS)