A IMPORTÂNCIA DOS GÊNEROS DISCURSIVOS NA PRÁXIS DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Autor
  • Francisco Lucas Ferreira Barbosa
  • Resumo
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    Este artigo tem por objetivo propor a relfexão sobre a importância dos gêneros discursivos na práxis do docente de Língua Portuguesa da Educação Básica se aliando, assim, à argumentação e à retórica nas práticas sociais. As análises presentes nesse trabalho partem dos estudos sobre leitura apresentados por Paulo Freire na obra A importância do ato de ler (1989), sobre escrita postulados por Irandé Antunes na obra Lutar com palavras (2005) e sobre os gêneros do discurso teorizados por Mikhail Bakhtin em Os gêneros do discurso (2016). A metodologia utilizada nesse trabalho é a de pesquisa bibliográfica dos textos divulgados acima. Como análise/resultado dessas discussões surgem possibilidades e/ou estratégias para que o professor, em consonância com o estudante, possa trabalhar a leitura, a escrita e os gêneros discursivos numa perspectiva sócio-interacionista da linguagem na sala de aula, ampliando assim o repertório sóciocultural  e, consequentemente, a competência comunicativa dos estudantes para lidar não só com as situações de comunicação no ambiente escolar, mas nas mais diversas esferas sociais que ele esteja inserido. 

     

  • Palavras-chave
  • Leitura. Escrita. Gênero Discursivo. Ensino.
  • Área Temática
  • Argumentação e Retórica nas Práticas Sociais
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O Seminário de Pesquisa do GPARA, em sua 8ª edição destina-se aos professores-pesquisadores e seus orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O objetivo do evento é proporcionar aos integrantes dos grupos um espaço  privilegiado para discussão de suas pesquisas em andamento, em fase de projeto ou já concluídas realizadas em Letras, Educação, Ciências e Matemática.

Assim, além de divulgar seu trabalho e ampliar redes de contato, os integrantes do grupo podem trocar experiências e construir aprendizados, por meio do questionamento e do livre debate de suas temáticas, problemáticas, abordagens metodológicas, inquietações e/ou propostas teóricas, procedimentos de análise, em que a troca de ideias favoreça o amadurecimento da pesquisa de cada integrante do grupo, bem como perscrutar novas temáticas e possibilidades de parcerias para organização de livros e de números temáticos em periódicos, participação em eventos de extensão, cursos na graduação e na pós-graduação, bancas de defesa de dissertações e teses.

Agradecemos antecipadamente a colaboração de todos/as para a concretização deste Seminário de Pesquisa.

 

Boa leitura!

  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Línguas
  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Matemática e Ciências
  • Argumentação e Retórica nas Práticas Sociais

Comissão Organizadora

Eduardo Lopes Piris
Isabel Cristina Michelan de Azevedo

Comissão Científica

Alana Driziê Gonzatti dos Santos (UFRN)

Carla Severiano de Carvalho (UNEB)

Deywid Wagner de Melo (UFAL)

Dorotea Frank Kersch (UNISINOS)

Edilson de Souza Soares (UFS)

Eduardo Lopes Piris (UESC)

Elionai Mendes da Silva (UESC)

Esther López (UNT)

Flávio Passos Santana (UPE)

Francisco Geoci da Silva (UFRN)

João Carlos Caldato Correia (IFRJ)

João Paulo Attiê (UFS)

Joelene Tavares Correia (UESC)

Marcia Regina Curado Pereira Mariano (UFS)

María Elena Molina (UNS)

Matheus Matucelli dos Santos (UFS)

Max Silva da Rocha (UFAL)

Paulo Roberto Gonçalves-Segundo (USP)

Sheyla Fabricia Alves Lima (UESC)

Soade Pereira Jorge Calhau (UESC)

Vanesca Carvalho Leal (UFS)