ANÁLISE DOS ENSAIOS DE OPINIÃO DOS EXAMES TOEIC E CELPE-BRAS À LUZ DA RETÓRICA INTERCULTURAL

  • Autor
  • Patricia Alejandra Faúndez Ríos
  • Resumo
  • Nossa pesquisa situa-se no campo da Linguística Aplicada ao ensino de línguas, da Retórica Intercultural e da Teoria de Argumentação, e tem como objetivo geral investigar quais são os padrões retóricos presentes nos ensaios de opinião em português e em inglês nos exames TOEIC e CELPE-BRAS. Ambos os exames são reconhecidos internacionalmente como comprovantes de proficiência tanto em inglês quanto em português para estrangeiros. Por entendermos que existem diversas variáveis sócio-discursivas e sócio-históricas que influenciam a produção escrita dos estudantes na língua estrangeira, optamos por fundamentar este trabalho na Retórica Intercultural e na Teoria da Argumentação com base em Perelman e Olbrechts-Tyteca 2005 [1958]), Perelman (1992 [1977]), Connor (1996, 2011) e Connor, Nagelhout e Uysal (2008) a fim de compreendermos em profundidade esses aspectos. Em síntese, buscamos explicar, de um lado, como se argumenta em outras línguas no gênero discursivo escolhido e, de outro lado, como a Retórica Intercultural auxilia compreender os padrões retóricos identificados em um exemplar associado a cada exame.  Sendo assim, neste estudo pretendemos contribuir com critérios retórico-discursivos para o ensino e aprendizagem do gênero ensaio de opinião em contexto dos exames TOEIC e CELPE-BRAS. Com este intuito analisaremos os ensaios por meio de três recursos da análise do discurso de Gee (2005 [1999], 2011), de quatro categorias de marcadores metadiscursivos de Hyland (2005) e dos esquemas argumentativos de Perelman e Olbrechts-Tyteca 2005 [1958]) e de Perelman (1992 [1977]). Apresentaremos aqui a análise de um exemplar de ensaio de opinião em português, e os resultados iniciais de seis análises que mostram a prevalência de estratégias argumentativas em cada língua e como os valores ocidentais e capitalistas prevalecem sobre outros.

  • Palavras-chave
  • Retórica Intercultural; Teoria da Argumentação; TOEIC; CELPE-BRAS.
  • Área Temática
  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Línguas
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O Seminário de Pesquisa do GPARA, em sua 8ª edição destina-se aos professores-pesquisadores e seus orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O objetivo do evento é proporcionar aos integrantes dos grupos um espaço  privilegiado para discussão de suas pesquisas em andamento, em fase de projeto ou já concluídas realizadas em Letras, Educação, Ciências e Matemática.

Assim, além de divulgar seu trabalho e ampliar redes de contato, os integrantes do grupo podem trocar experiências e construir aprendizados, por meio do questionamento e do livre debate de suas temáticas, problemáticas, abordagens metodológicas, inquietações e/ou propostas teóricas, procedimentos de análise, em que a troca de ideias favoreça o amadurecimento da pesquisa de cada integrante do grupo, bem como perscrutar novas temáticas e possibilidades de parcerias para organização de livros e de números temáticos em periódicos, participação em eventos de extensão, cursos na graduação e na pós-graduação, bancas de defesa de dissertações e teses.

Agradecemos antecipadamente a colaboração de todos/as para a concretização deste Seminário de Pesquisa.

 

Boa leitura!

  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Línguas
  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Matemática e Ciências
  • Argumentação e Retórica nas Práticas Sociais

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