Nossa pesquisa situa-se no campo da Linguística Aplicada ao ensino de línguas, da Retórica Intercultural e da Teoria de Argumentação, e tem como objetivo geral investigar quais são os padrões retóricos presentes nos ensaios de opinião em português e em inglês nos exames TOEIC e CELPE-BRAS. Ambos os exames são reconhecidos internacionalmente como comprovantes de proficiência tanto em inglês quanto em português para estrangeiros. Por entendermos que existem diversas variáveis sócio-discursivas e sócio-históricas que influenciam a produção escrita dos estudantes na língua estrangeira, optamos por fundamentar este trabalho na Retórica Intercultural e na Teoria da Argumentação com base em Perelman e Olbrechts-Tyteca 2005 [1958]), Perelman (1992 [1977]), Connor (1996, 2011) e Connor, Nagelhout e Uysal (2008) a fim de compreendermos em profundidade esses aspectos. Em síntese, buscamos explicar, de um lado, como se argumenta em outras línguas no gênero discursivo escolhido e, de outro lado, como a Retórica Intercultural auxilia compreender os padrões retóricos identificados em um exemplar associado a cada exame. Sendo assim, neste estudo pretendemos contribuir com critérios retórico-discursivos para o ensino e aprendizagem do gênero ensaio de opinião em contexto dos exames TOEIC e CELPE-BRAS. Com este intuito analisaremos os ensaios por meio de três recursos da análise do discurso de Gee (2005 [1999], 2011), de quatro categorias de marcadores metadiscursivos de Hyland (2005) e dos esquemas argumentativos de Perelman e Olbrechts-Tyteca 2005 [1958]) e de Perelman (1992 [1977]). Apresentaremos aqui a análise de um exemplar de ensaio de opinião em português, e os resultados iniciais de seis análises que mostram a prevalência de estratégias argumentativas em cada língua e como os valores ocidentais e capitalistas prevalecem sobre outros.
O Seminário de Pesquisa do GPARA, em sua 8ª edição destina-se aos professores-pesquisadores e seus orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O objetivo do evento é proporcionar aos integrantes dos grupos um espaço privilegiado para discussão de suas pesquisas em andamento, em fase de projeto ou já concluídas realizadas em Letras, Educação, Ciências e Matemática.
Assim, além de divulgar seu trabalho e ampliar redes de contato, os integrantes do grupo podem trocar experiências e construir aprendizados, por meio do questionamento e do livre debate de suas temáticas, problemáticas, abordagens metodológicas, inquietações e/ou propostas teóricas, procedimentos de análise, em que a troca de ideias favoreça o amadurecimento da pesquisa de cada integrante do grupo, bem como perscrutar novas temáticas e possibilidades de parcerias para organização de livros e de números temáticos em periódicos, participação em eventos de extensão, cursos na graduação e na pós-graduação, bancas de defesa de dissertações e teses.
Agradecemos antecipadamente a colaboração de todos/as para a concretização deste Seminário de Pesquisa.
Boa leitura!
Comissão Organizadora
Eduardo Lopes Piris
Isabel Cristina Michelan de Azevedo
Comissão Científica
Alana Driziê Gonzatti dos Santos (UFRN)
Carla Severiano de Carvalho (UNEB)
Deywid Wagner de Melo (UFAL)
Dorotea Frank Kersch (UNISINOS)
Edilson de Souza Soares (UFS)
Eduardo Lopes Piris (UESC)
Elionai Mendes da Silva (UESC)
Esther López (UNT)
Flávio Passos Santana (UPE)
Francisco Geoci da Silva (UFRN)
João Carlos Caldato Correia (IFRJ)
João Paulo Attiê (UFS)
Joelene Tavares Correia (UESC)
Marcia Regina Curado Pereira Mariano (UFS)
María Elena Molina (UNS)
Matheus Matucelli dos Santos (UFS)
Max Silva da Rocha (UFAL)
Paulo Roberto Gonçalves-Segundo (USP)
Sheyla Fabricia Alves Lima (UESC)
Soade Pereira Jorge Calhau (UESC)
Vanesca Carvalho Leal (UFS)