Análise argumentativa em produções discursivas multimodais: descrevendo semioses do gênero emergente advergame

  • Autor
  • Edilson de Souza Soares
  • Resumo
  •  

    A Base Nacional Comum Curricular­ (Brasil, 2018) confere centralidade às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação nos processos de ensino e aprendizagem em todas as áreas do conhecimento, o que se comprova pelo estabelecimento da quinta competência geral da BNCC, que enfatiza a necessidade de compreensão e uso dessas tecnologias numa perspectiva crítica, reflexiva e ética nas práticas de linguagem, inclusive as que acontecem na escola. Do mesmo modo, a Base sinaliza, por meio da competência geral sete, que a argumentação é um componente igualmente fundamental para os processos de ensino e aprendizagem, porquanto promove a formulação, negociação e defesa de ideias, pontos de vista, promovendo, por assim ser, a prática social da tomada de decisão em variados espaços sociais. Nesta perspectiva, o documento recomenda o trabalho com novos gêneros multimodais em circulação, alguns dos quais potencialmente argumentativos, como vidding, social advertising e advergames, dentre outros. Entretanto, a maioria desses gêneros ainda carecem de estudos voltados à descrição e análise linguística de seus aspectos constitutivos. Essa carência nos instigou a propor o desenvolvimento de uma pesquisa qualitativa, em nível de doutorado, voltada à caracterização do gênero digital multimodal argumentativo advergame. No intuito de analisar e descrever alguns dos processos semióticos e linguísticos no campo da argumentação multimodal, partimos da observação desse gênero em uso, tomando como objeto o jogo Monkey Fright, criado e disponibilizado on-line pela PETA (People for Ethical Treatment of Animals), utilizando, para tanto, as bases teóricas da argumentação prática (Gonçalves-Segundo, 2020), da Retórica da Argumentação Visual (Kjeldsen, 2015, 2018) e da Gramática do Design Visual (Kress; Van Leeuwen, 2006). Nossas análises preliminares apontam que, no campo da argumentação, o jogo se organiza a partir de esquemas argumentativos que são instanciados com seus modais verbal, imagético e sonoro, funcionando em consórcio para a construção das semioses argumentativas.

     

  • Palavras-chave
  • BNCC; Argumentação Multimodal; Argumentação Prática; Advergame
  • Área Temática
  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Línguas
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O Seminário de Pesquisa do GPARA, em sua 8ª edição destina-se aos professores-pesquisadores e seus orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O objetivo do evento é proporcionar aos integrantes dos grupos um espaço  privilegiado para discussão de suas pesquisas em andamento, em fase de projeto ou já concluídas realizadas em Letras, Educação, Ciências e Matemática.

Assim, além de divulgar seu trabalho e ampliar redes de contato, os integrantes do grupo podem trocar experiências e construir aprendizados, por meio do questionamento e do livre debate de suas temáticas, problemáticas, abordagens metodológicas, inquietações e/ou propostas teóricas, procedimentos de análise, em que a troca de ideias favoreça o amadurecimento da pesquisa de cada integrante do grupo, bem como perscrutar novas temáticas e possibilidades de parcerias para organização de livros e de números temáticos em periódicos, participação em eventos de extensão, cursos na graduação e na pós-graduação, bancas de defesa de dissertações e teses.

Agradecemos antecipadamente a colaboração de todos/as para a concretização deste Seminário de Pesquisa.

 

Boa leitura!

  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Línguas
  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Matemática e Ciências
  • Argumentação e Retórica nas Práticas Sociais

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