Formação inicial e processo argumentativo: uma experiência a partir da resolução de problemas na Licenciatura em Matemática

  • Autor
  • Claudia de Oliveira Lozada
  • Resumo
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    Neste trabalho apresentamos os resultados de uma pesquisa qualitativa sobre a formação inicial docente cujo objetivo foi analisar como os licenciandos em Matemática desenvolvem competências relacionadas ao processo argumentativo em um contexto de práticas nas aulas de Matemática. Para tanto, foi proposta uma atividade de resolução de problemas considerando a abordagem concebida por Onuchic e Allevato (2021) denominada de Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática. Consideramos o que propõe a BNCC (BRASIL, 2018) sobre a argumentação como uma competência geral e o que recomenda o NCTM (2000) relacionando a argumentação com o raciocínio matemático, explicando-o e justificando-o com o uso de deduções, provas e demonstrações que desencadeiem conclusões lógicas que validem os argumentos emergidos nas hipóteses, bem como a comunicação da argumentação (oral ou escrita). Como ferramenta de análise, utilizamos os aspectos propostos por Nama, Hayeen-Halloun e Ayalon (2023) que são co-construção de argumentos, criticar argumentos, respeito mútuo e trabalhar para a construção de consenso. Os licenciandos foram divididos em grupos e foi proposto um problema para que resolvessem, efetuando a leitura individual e coletiva, momento em que iniciaram as discussões para a resolução do problema e apareceram as primeiras falas com estrutura de argumentação. Ao longo da resolução, a professora realizou a mediação fazendo questionamentos para estimular a argumentação. O registro das resoluções foi feito em cartolina e cada grupo expôs a resolução justificando a resposta, bem como durante a plenária foram convidados a discutir as diferentes resoluções, defender seus pontos de vista e chegar ao consenso. Constatamos que a dinâmica da atividade permitiu que os licenciandos pudessem desenvolver habilidades relacionadas à argumentação no que diz respeito aos aspectos de co-criar e criticar argumentos e durante a discussão em grupo, manter o respeito para que chegassem a um consenso em relação à estratégia de resolução e validação da resposta.

     

  • Palavras-chave
  • Aulas de Matemática. Formação Docente. Argumentação. Resolução de Problemas.
  • Área Temática
  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Matemática e Ciências
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O Seminário de Pesquisa do GPARA, em sua 8ª edição destina-se aos professores-pesquisadores e seus orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O objetivo do evento é proporcionar aos integrantes dos grupos um espaço  privilegiado para discussão de suas pesquisas em andamento, em fase de projeto ou já concluídas realizadas em Letras, Educação, Ciências e Matemática.

Assim, além de divulgar seu trabalho e ampliar redes de contato, os integrantes do grupo podem trocar experiências e construir aprendizados, por meio do questionamento e do livre debate de suas temáticas, problemáticas, abordagens metodológicas, inquietações e/ou propostas teóricas, procedimentos de análise, em que a troca de ideias favoreça o amadurecimento da pesquisa de cada integrante do grupo, bem como perscrutar novas temáticas e possibilidades de parcerias para organização de livros e de números temáticos em periódicos, participação em eventos de extensão, cursos na graduação e na pós-graduação, bancas de defesa de dissertações e teses.

Agradecemos antecipadamente a colaboração de todos/as para a concretização deste Seminário de Pesquisa.

 

Boa leitura!

  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Línguas
  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Matemática e Ciências
  • Argumentação e Retórica nas Práticas Sociais

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