Letramento Acadêmico: um olhar sobre o texto a partir da perspectiva de graduandos do curso de Pedagogia.

  • Autor
  • Mirelle Oliveira da Cruz
  • Co-autores
  • Úrsula Cunha Anecleto
  • Resumo
  •  

    Este artigo, recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso,   defendido em 2023, apresenta resultados sobre  a percepção de estudantes do 1° semestre do curso de licenciatura em  Pedagogia, da Universidade Estadual de Feira de Santana, sobre a construção da escrita como forma de ampliação dos letramentos acadêmicos. Adota  como perspectiva teórica as contribuições da abordagem dos  Novos Estudos do Letramento (NEL), que entende  o letramento  com  ênfase  nas práticas socioculturais e o texto na concepção dialógica da linguagem. Metodologicamente, o estudo é uma pesquisa de natureza explicativa, de cunho participativo, com abordagem qualitativa. Os participantes foram estudantes ingressantes no curso de Pedagogia matriculados no componente “Leitura e Produção de Textos Acadêmicos”. Os dispositivos utilizados foram: questionário on-line e grupo de discussão. A compreensão e a interpretação das informações, construídas no processo de pesquisa, foram realizadas a partir do método análise de conteúdo categorial, gerando duas unidades de registro: 1)  estudantes que concebem  a escrita principalmente  como elemento técnico e 2) estudantes que concebem a escrita enquanto prática social. Os resultados evidenciaram que as práticas de escrita dos estudantes logo no início da graduação estavam alinhadas a uma noção de texto resumida à materialidade escrita, concebendo o texto como um produto estático, pronto e acabado em si mesmo. A partir dos diálogos construídos nas sessões do grupo de discussão, percebemos a mudança de concepção sobre texto dos estudantes, que passaram a compreendê-lo como artefato cultural significativo.

  • Palavras-chave
  • letramento acadêmico, texto, pedagogia.
  • Área Temática
  • Argumentação e Retórica nas Práticas Sociais
Voltar

O Seminário de Pesquisa do GPARA, em sua 8ª edição destina-se aos professores-pesquisadores e seus orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O objetivo do evento é proporcionar aos integrantes dos grupos um espaço  privilegiado para discussão de suas pesquisas em andamento, em fase de projeto ou já concluídas realizadas em Letras, Educação, Ciências e Matemática.

Assim, além de divulgar seu trabalho e ampliar redes de contato, os integrantes do grupo podem trocar experiências e construir aprendizados, por meio do questionamento e do livre debate de suas temáticas, problemáticas, abordagens metodológicas, inquietações e/ou propostas teóricas, procedimentos de análise, em que a troca de ideias favoreça o amadurecimento da pesquisa de cada integrante do grupo, bem como perscrutar novas temáticas e possibilidades de parcerias para organização de livros e de números temáticos em periódicos, participação em eventos de extensão, cursos na graduação e na pós-graduação, bancas de defesa de dissertações e teses.

Agradecemos antecipadamente a colaboração de todos/as para a concretização deste Seminário de Pesquisa.

 

Boa leitura!

  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Línguas
  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Matemática e Ciências
  • Argumentação e Retórica nas Práticas Sociais

Comissão Organizadora

Eduardo Lopes Piris
Isabel Cristina Michelan de Azevedo

Comissão Científica

Alana Driziê Gonzatti dos Santos (UFRN)

Carla Severiano de Carvalho (UNEB)

Deywid Wagner de Melo (UFAL)

Dorotea Frank Kersch (UNISINOS)

Edilson de Souza Soares (UFS)

Eduardo Lopes Piris (UESC)

Elionai Mendes da Silva (UESC)

Esther López (UNT)

Flávio Passos Santana (UPE)

Francisco Geoci da Silva (UFRN)

João Carlos Caldato Correia (IFRJ)

João Paulo Attiê (UFS)

Joelene Tavares Correia (UESC)

Marcia Regina Curado Pereira Mariano (UFS)

María Elena Molina (UNS)

Matheus Matucelli dos Santos (UFS)

Max Silva da Rocha (UFAL)

Paulo Roberto Gonçalves-Segundo (USP)

Sheyla Fabricia Alves Lima (UESC)

Soade Pereira Jorge Calhau (UESC)

Vanesca Carvalho Leal (UFS)