No Direito, as práticas com a linguagem exercem atividade central (e essencial) no cotidiano acadêmico ou profissional. Atentar-se para as mudanças impostas pelas mídias e o avanço das tecnologias digirais é dar ao aluno a possibilidade de atuar com propriedade na sociedade em transformação. O objetivo deste trabalho é investigar como as novas práticas de linguagem impostas pelas tecnologias digitais são enfrentadas pelos professores do Direito, no que diz respeito à formação de novos profissionais para o mercado de trabalho. Como base teórica, os estudos dos letramentos (Street, 2014) oferecem uma conexão com a vida cotidiana, relacionando-se à função da formação acadêmica de preparar estudantes para o "mundo real" da comunicação: trabalho, cidadania e vida comunitária; e, à economia do conhecimento (Kalantizis, Cope, Pinheiro, 2022) que exige a convivência dos trabalhadores com uma variedade de modos de comunicação. A intersecção com a formação docente corrobora o potencial transformador do conhecimento profissional que reside no fato de ser contingente, coletivo e público; características muito próprias no caso do professorado (Nóvoa, 2021). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório (Creswell, 2014), que tem como recorte entrevistas realizadas com dois professores do curso de Direito de uma faculdade privada do estado de Minas Gerais. Esses professores participaram de oficina de formação, cujo foco era os impactos da inteligência artificial na vida do profissional de Direito. Os resultados iniciais demonstram que a formação de professores para a área precisa passar por uma transformação em que a reflexão conjunta é central. As novas práticas de linguagem promovem letramentos que levam a novas vivências, interações, apropriação de uma cultura e de um ethos profissional, necessários à formação de profissionais preparados para uma atuação profissional coerente com o que se espera deles.
O Seminário de Pesquisa do GPARA, em sua 8ª edição destina-se aos professores-pesquisadores e seus orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O objetivo do evento é proporcionar aos integrantes dos grupos um espaço privilegiado para discussão de suas pesquisas em andamento, em fase de projeto ou já concluídas realizadas em Letras, Educação, Ciências e Matemática.
Assim, além de divulgar seu trabalho e ampliar redes de contato, os integrantes do grupo podem trocar experiências e construir aprendizados, por meio do questionamento e do livre debate de suas temáticas, problemáticas, abordagens metodológicas, inquietações e/ou propostas teóricas, procedimentos de análise, em que a troca de ideias favoreça o amadurecimento da pesquisa de cada integrante do grupo, bem como perscrutar novas temáticas e possibilidades de parcerias para organização de livros e de números temáticos em periódicos, participação em eventos de extensão, cursos na graduação e na pós-graduação, bancas de defesa de dissertações e teses.
Agradecemos antecipadamente a colaboração de todos/as para a concretização deste Seminário de Pesquisa.
Boa leitura!
Comissão Organizadora
Eduardo Lopes Piris
Isabel Cristina Michelan de Azevedo
Comissão Científica
Alana Driziê Gonzatti dos Santos (UFRN)
Carla Severiano de Carvalho (UNEB)
Deywid Wagner de Melo (UFAL)
Dorotea Frank Kersch (UNISINOS)
Edilson de Souza Soares (UFS)
Eduardo Lopes Piris (UESC)
Elionai Mendes da Silva (UESC)
Esther López (UNT)
Flávio Passos Santana (UPE)
Francisco Geoci da Silva (UFRN)
João Carlos Caldato Correia (IFRJ)
João Paulo Attiê (UFS)
Joelene Tavares Correia (UESC)
Marcia Regina Curado Pereira Mariano (UFS)
María Elena Molina (UNS)
Matheus Matucelli dos Santos (UFS)
Max Silva da Rocha (UFAL)
Paulo Roberto Gonçalves-Segundo (USP)
Sheyla Fabricia Alves Lima (UESC)
Soade Pereira Jorge Calhau (UESC)
Vanesca Carvalho Leal (UFS)