“QUANDO O FILME INTERESSA OS ALUNOS”: O uso de filmes e séries em aulas de língua(s) sob a perspectiva dos Multiletramentos

  • Autor
  • Mariana Vargas Trarbach
  • Co-autores
  • Dorotea Frank Kersch
  • Resumo
  • O consumo de narrativas cinematográficas, em função de acessibilidade à internet e às plataformas de streaming, passou a dominar outros espaços além das salas de cinema, chegando à sala de estar. Logo, ao reconhecer que alunos já são espectadores ativos, há a necessidade de desenvolver projetos de ensino de línguas que envolvem essas mídias. A partir dos pressupostos de cinema e educação (Duarte, 2002),  a teoria dos multiletramentos (New London Group, 1996), letramento visual (Kress e Van Leewen, 2006)  e letramento midiático crítico (Kellner e Share, 2005; Kersch e Lesley, 2019), este trabalho tem como objetivo traçar o perfil de espectador de professores e alunos de Ensino Médio da região metropolitana de Porto Alegre - RS e verificar como filmes e séries estão presentes em aulas de línguas, a partir dos relatos de professores e alunos participantes da pesquisa. Trata-se de uma pesquisa quanti/qualitativa, que utiliza, como técnica de geração de dados, dois questionários: um direcionado aos(às) professores(as) e outro, aos(às) alunos(as). Constatou-se que, embora filmes e séries já façam parte das práticas fora da sala de aula, ainda há um distanciamento do trabalho dos(as) professores(as), especialmente de línguas, em promover a leitura fílmica e propor atividades que prezam pelo desenvolvimento de competências visuais e críticas em relação a essas mídias, sem o pretexto para ensino gramatical. A partir disto, sugere-se uma atenção aos cursos de formação inicial e continuada de professores para promover o letramento visual e midiático crítico. 

  • Palavras-chave
  • MULTILETRAMENTOS, MULTIMODALIDADE, CINEMA, ENSINO DE LÍNGUAS.
  • Área Temática
  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Línguas
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O Seminário de Pesquisa do GPARA, em sua 8ª edição destina-se aos professores-pesquisadores e seus orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O objetivo do evento é proporcionar aos integrantes dos grupos um espaço  privilegiado para discussão de suas pesquisas em andamento, em fase de projeto ou já concluídas realizadas em Letras, Educação, Ciências e Matemática.

Assim, além de divulgar seu trabalho e ampliar redes de contato, os integrantes do grupo podem trocar experiências e construir aprendizados, por meio do questionamento e do livre debate de suas temáticas, problemáticas, abordagens metodológicas, inquietações e/ou propostas teóricas, procedimentos de análise, em que a troca de ideias favoreça o amadurecimento da pesquisa de cada integrante do grupo, bem como perscrutar novas temáticas e possibilidades de parcerias para organização de livros e de números temáticos em periódicos, participação em eventos de extensão, cursos na graduação e na pós-graduação, bancas de defesa de dissertações e teses.

Agradecemos antecipadamente a colaboração de todos/as para a concretização deste Seminário de Pesquisa.

 

Boa leitura!

  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Línguas
  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Matemática e Ciências
  • Argumentação e Retórica nas Práticas Sociais

Comissão Organizadora

Eduardo Lopes Piris
Isabel Cristina Michelan de Azevedo

Comissão Científica

Alana Driziê Gonzatti dos Santos (UFRN)

Carla Severiano de Carvalho (UNEB)

Deywid Wagner de Melo (UFAL)

Dorotea Frank Kersch (UNISINOS)

Edilson de Souza Soares (UFS)

Eduardo Lopes Piris (UESC)

Elionai Mendes da Silva (UESC)

Esther López (UNT)

Flávio Passos Santana (UPE)

Francisco Geoci da Silva (UFRN)

João Carlos Caldato Correia (IFRJ)

João Paulo Attiê (UFS)

Joelene Tavares Correia (UESC)

Marcia Regina Curado Pereira Mariano (UFS)

María Elena Molina (UNS)

Matheus Matucelli dos Santos (UFS)

Max Silva da Rocha (UFAL)

Paulo Roberto Gonçalves-Segundo (USP)

Sheyla Fabricia Alves Lima (UESC)

Soade Pereira Jorge Calhau (UESC)

Vanesca Carvalho Leal (UFS)