DESENVOLVER CAPACIDADES ARGUMENTATIVAS PARA DISTINÇÃO E PERSPECTIVAÇÃO DE FATO E OPINIÃO

  • Autor
  • LUZIA PINHEIRO DA SILVA RODRIGUES
  • Resumo
  • DESENVOLVER CAPACIDADES ARGUMENTATIVAS PARA DISTINÇÃO E PERSPECTIVAÇÃO DE FATO E OPINIÃO

     

     

    Luzia Pinheiro–Profletras/UFS,campus São Cristóvão

    Distinguir fato de opinião é algo solicitado em documentos que orientam o ensino de Língua Portuguesa, por isso é recomendado um trabalho desde o Ensino Fundamental (EF). Essa é uma tarefa complexa, pois é necessário realizar um trabalho destinado ao desenvolvimento de capacidades argumentativas que venham a colaborar, sobretudo, para a formação de sujeitos críticos e para uma educação emancipatória, e não apenas para o estudo de determinados elementos linguísticos (como os modalizadores), com vistas à resolução de uma prova. Em 2018, um teste aplicado pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes mostrou que 67% dos estudantes brasileiros não sabem diferenciar fato de opinião,deixando o país bem abaixo da média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. A presente pesquisa, realizada no Profletras/UFS,quer enfrentar esse desafio e objetiva identificar atividades e procedimentos que possam auxiliar os estudantes do 8º ano do EF a desenvolverem capacidades argumentativas a fim de que saibam distinguir esses dois aspectos e consigam se posicionar discursivamente. Os resultados iniciais indicam que os estudantes entendem haver diferentes propósitos quando se produz uma opinião, aceitam haver distintas perspectivas quando se quer tematizar um assunto colocado em questão e notam a relevância dos recursos linguístico-discursivos utilizados quando se quer construir pontos de vistas ou manobras a fim de alterar a visão do outro.Contudo, como fato e opinião mobilizam conceitos ligados ao uso argumentação, em contextos (in)formais da vida cotidiana, é necessário que o professor aprofunde seus conhecimentos para que consiga realizar um trabalho que, em perspectiva interacional, favoreça a promoção de as capacidades argumentativas dos discentes tanto para a distinção quanto para a perspectivação de fatos e opiniões em variadas situações realizadas na escola e além dela.

     

    PALAVRAS-CHAVE: Capacidades de linguagem.Argumentação.Ensino-aprendizagem.

     

  • Palavras-chave
  • Capacidades de linguagem. Argumentação. Ensino-aprendizagem.
  • Área Temática
  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Línguas
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O Seminário de Pesquisa do GPARA, em sua 8ª edição destina-se aos professores-pesquisadores e seus orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O objetivo do evento é proporcionar aos integrantes dos grupos um espaço  privilegiado para discussão de suas pesquisas em andamento, em fase de projeto ou já concluídas realizadas em Letras, Educação, Ciências e Matemática.

Assim, além de divulgar seu trabalho e ampliar redes de contato, os integrantes do grupo podem trocar experiências e construir aprendizados, por meio do questionamento e do livre debate de suas temáticas, problemáticas, abordagens metodológicas, inquietações e/ou propostas teóricas, procedimentos de análise, em que a troca de ideias favoreça o amadurecimento da pesquisa de cada integrante do grupo, bem como perscrutar novas temáticas e possibilidades de parcerias para organização de livros e de números temáticos em periódicos, participação em eventos de extensão, cursos na graduação e na pós-graduação, bancas de defesa de dissertações e teses.

Agradecemos antecipadamente a colaboração de todos/as para a concretização deste Seminário de Pesquisa.

 

Boa leitura!

  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Línguas
  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Matemática e Ciências
  • Argumentação e Retórica nas Práticas Sociais

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Francisco Geoci da Silva (UFRN)

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Max Silva da Rocha (UFAL)

Paulo Roberto Gonçalves-Segundo (USP)

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