O ENSINO DA ARGUMENTAÇÃO ORAL NOS ANOS FINAIS: o estado da arte das propostas didáticas

  • Autor
  • Laís Costa Santos
  • Co-autores
  • Karla Verônica da Silva Vale
  • Resumo
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    O estudo aborda o ensino da argumentação oral na escola enquanto prática efetiva de linguagem. O objetivo central foi investigar as pesquisas na área de língua portuguesa com propostas didáticas desenvolvidas sobre esse tema, buscando identificar quais gêneros e práticas de ensino-aprendizagem foram desenvolvidas para viabilizar a ampliação dessa competência nos estudantes do ensino dos anos finais do ensino fundamental. Utilizando como metodologia o estado da arte, foram selecionados e analisados quatorze trabalhos no banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), a fim de compreender melhor a temática. Para tanto, os pressupostos teóricos adotados que contribuíram para as discussões desta pesquisa foram baseados nos trabalhos de Azevedo (2018), Dolz; Schneuwly e Haller (2004), Ferrarezi Junior e Carvalho (2018), além do aporte teórico dos documentos oficiais Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1998) e a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018) que abordam o trabalho com a oralidade na escola. Os resultados apontaram que as propostas didáticas elaboradas nas pesquisas dos últimos dezesseis anos tiveram como gênero principal o debate regrado, seguido do júri simulado, seminário, artigo de opinião, anúncio, entrevista e ainda o gênero comentário. Em geral, a maioria dos trabalhos foram direcionados para estudantes do 8º e 9º anos, na qual os resultados ao final das atividades indicam o desenvolvimento do senso crítico, da autoestima e a ampliação da competência para ler e produzir textos orais e escritos dos estudantes. Por fim, as análises indicam ainda que realizar um trabalho sistematizado contribui sobremaneira para a competência argumentativa dos discentes, pois o ensino da argumentação oral é uma necessidade social, haja vista as demandas sociais que os jovens se envolvem cotidianamente.

     

  • Palavras-chave
  • Argumentação Oral, Ensino, Proposta Didática, Língua Portuguesa
  • Área Temática
  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Línguas
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O Seminário de Pesquisa do GPARA, em sua 8ª edição destina-se aos professores-pesquisadores e seus orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O objetivo do evento é proporcionar aos integrantes dos grupos um espaço  privilegiado para discussão de suas pesquisas em andamento, em fase de projeto ou já concluídas realizadas em Letras, Educação, Ciências e Matemática.

Assim, além de divulgar seu trabalho e ampliar redes de contato, os integrantes do grupo podem trocar experiências e construir aprendizados, por meio do questionamento e do livre debate de suas temáticas, problemáticas, abordagens metodológicas, inquietações e/ou propostas teóricas, procedimentos de análise, em que a troca de ideias favoreça o amadurecimento da pesquisa de cada integrante do grupo, bem como perscrutar novas temáticas e possibilidades de parcerias para organização de livros e de números temáticos em periódicos, participação em eventos de extensão, cursos na graduação e na pós-graduação, bancas de defesa de dissertações e teses.

Agradecemos antecipadamente a colaboração de todos/as para a concretização deste Seminário de Pesquisa.

 

Boa leitura!

  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Línguas
  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Matemática e Ciências
  • Argumentação e Retórica nas Práticas Sociais

Comissão Organizadora

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Isabel Cristina Michelan de Azevedo

Comissão Científica

Alana Driziê Gonzatti dos Santos (UFRN)

Carla Severiano de Carvalho (UNEB)

Deywid Wagner de Melo (UFAL)

Dorotea Frank Kersch (UNISINOS)

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Eduardo Lopes Piris (UESC)

Elionai Mendes da Silva (UESC)

Esther López (UNT)

Flávio Passos Santana (UPE)

Francisco Geoci da Silva (UFRN)

João Carlos Caldato Correia (IFRJ)

João Paulo Attiê (UFS)

Joelene Tavares Correia (UESC)

Marcia Regina Curado Pereira Mariano (UFS)

María Elena Molina (UNS)

Matheus Matucelli dos Santos (UFS)

Max Silva da Rocha (UFAL)

Paulo Roberto Gonçalves-Segundo (USP)

Sheyla Fabricia Alves Lima (UESC)

Soade Pereira Jorge Calhau (UESC)

Vanesca Carvalho Leal (UFS)