Leitura argumentativa no ensino da argumentação em perspectiva interacional: propostas para a formação de professores de língua portuguesa do Ensino Fundamental (anos finais)

  • Autor
  • Luciene Souza da Silva
  • Resumo
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    Esta pesquisa parte dos estudos de Azevedo (2016, 2021) a respeito do ensino de argumentação na escola, os quais apontam uma carência de materiais e orientações específicas aos professores sobre como desenvolver as atividades pedagógicas nesta área do conhecimento. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como um documento normativo, propõe na competência geral de número sete o desenvolvimento da referida atividade no ensino básico brasileiro, mas incumbe ao professor ou ao currículo, implementado em cada estabelecimento escolar, definir as diretrizes de como esse trabalho será executado. Diante disso, o objetivo desta pesquisa visa a contribuir com o ensino da argumentação em perspectiva interacional, por meio da formação de professores do Ensino Fundamental (anos finais), a fim de capacitá-los a realizar um trabalho com a leitura argumentativa nas aulas de língua materna. Metodologicamente, é uma pesquisa qualitativa, teórica e bibliográfica, de natureza exploratória e propositiva, cujo intuito é ampliar o conhecimento sobre leitura argumentativa para favorecer o ensino da argumentação no segmento e componente curricular supracitados. Ampara-se, teoricamente, em Grácio (2013), Azevedo, Reis e Monte (2021) e Azevedo, Santos, Calhau, Leal e Piris (2023) para elucidar o conceito de leitura argumentativa; Azevedo e Piris (2023) para o ensino da argumentação; Azevedo (2013, 2016, 2022) para a noção de capacidade argumentativa; Plantin (2008) para a noção de argumentação sob a perspectiva dialogal/interacional; Elias e Koch para o entendimento dos recursos linguístico-textuais do argumentar. Espera-se que este trabalho amplie os conhecimentos sobre o ensino da argumentação e forneça subsídios aos professores de língua portuguesa no desenvolvimento de suas práticas pedagógicas em sala de aula, promovendo assim uma educação emancipatória.

     

    Palavras-chave: Leitura argumentativa. Ensino de argumentação. Argumentação interacional. Formação de professores.

     
  • Palavras-chave
  • Leitura argumentativa. Ensino de argumentação. Argumentação interacional. Formação de professores.
  • Área Temática
  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Línguas
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O Seminário de Pesquisa do GPARA, em sua 8ª edição destina-se aos professores-pesquisadores e seus orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O objetivo do evento é proporcionar aos integrantes dos grupos um espaço  privilegiado para discussão de suas pesquisas em andamento, em fase de projeto ou já concluídas realizadas em Letras, Educação, Ciências e Matemática.

Assim, além de divulgar seu trabalho e ampliar redes de contato, os integrantes do grupo podem trocar experiências e construir aprendizados, por meio do questionamento e do livre debate de suas temáticas, problemáticas, abordagens metodológicas, inquietações e/ou propostas teóricas, procedimentos de análise, em que a troca de ideias favoreça o amadurecimento da pesquisa de cada integrante do grupo, bem como perscrutar novas temáticas e possibilidades de parcerias para organização de livros e de números temáticos em periódicos, participação em eventos de extensão, cursos na graduação e na pós-graduação, bancas de defesa de dissertações e teses.

Agradecemos antecipadamente a colaboração de todos/as para a concretização deste Seminário de Pesquisa.

 

Boa leitura!

  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Línguas
  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Matemática e Ciências
  • Argumentação e Retórica nas Práticas Sociais

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Comissão Científica

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Eduardo Lopes Piris (UESC)

Elionai Mendes da Silva (UESC)

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Francisco Geoci da Silva (UFRN)

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