A Retórica de Getúlio Vargas: estratégias discursivo-argumentativas de legitimação autoritária

  • Autor
  • Ibiraci de Alencar Chagas
  • Resumo
  •  

    Este estudo se situa na interface entre a Análise do Discurso e a problemática da Argumentação no Discurso e visa a proceder a uma análise discursivo-argumentativa de um conjunto selecionado de pronunciamentos de Getúlio Vargas, um dos políticos fundamentais na história do Brasil. A presente pesquisa se vincula à temática do VIII Seminário do GPARA na medida em que investiga os procedimentos discursivo-argumentativos assumidos por Vargas num momento absolutamente crucial de estruturação das esferas política, legal e institucional da sociedade brasileira contemporânea. A metodologia adotada possui caráter qualitativo e interpretativo, uma vez que se busca identificar a ocorrência de elementos discursivos que acusem uma materialização e uma articulação das imagens do orador e do auditório no corpus selecionado para análise. Buscou-se articular, fundamentalmente, uma abordagem analítica denominada de argumentação no discurso, formulada por Ruth Amossy (2020; 2011), em conformidade com as concepções teóricas acerca do discurso político, desenvolvidas por Eliseo Verón (1987; 2004). Foram selecionados um total de 14 pronunciamentos, todos extraídos da obra A Nova política do Brasil e proferidos por Vargas durante os anos em que perdurou o regime autoritário do Estado Novo. O trabalho de análise mostra de que maneira a elaboração discursiva das imagens acopladas do orador e de sua audiência – construto denominado por Verón como dispositivo de enunciação – configura toda uma dinâmica persuasiva, tecida em torno da legitimação de uma plataforma política nitidamente autoritária. Identifica-se, assim, a estruturação de uma estratégia discursiva que biparte o universo de representações políticas em torno do princípio fundamental do Estado-nação. Essa cisão radical, moralmente determinada, distingue o bem comum, associado, intrinsecamente, à Nação, às Forças Armadas e ao Estado, daqueles que se lhe antagonizam: os caudilhos regionais, os políticos profissionais e os partidários de movimentos extremistas, como o comunismo e o fascismo.

  • Palavras-chave
  • Getúlio Vargas, Argumentação, Discurso político, Política autoritária.
  • Área Temática
  • Argumentação e Retórica nas Práticas Sociais
Voltar

O Seminário de Pesquisa do GPARA, em sua 8ª edição destina-se aos professores-pesquisadores e seus orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O objetivo do evento é proporcionar aos integrantes dos grupos um espaço  privilegiado para discussão de suas pesquisas em andamento, em fase de projeto ou já concluídas realizadas em Letras, Educação, Ciências e Matemática.

Assim, além de divulgar seu trabalho e ampliar redes de contato, os integrantes do grupo podem trocar experiências e construir aprendizados, por meio do questionamento e do livre debate de suas temáticas, problemáticas, abordagens metodológicas, inquietações e/ou propostas teóricas, procedimentos de análise, em que a troca de ideias favoreça o amadurecimento da pesquisa de cada integrante do grupo, bem como perscrutar novas temáticas e possibilidades de parcerias para organização de livros e de números temáticos em periódicos, participação em eventos de extensão, cursos na graduação e na pós-graduação, bancas de defesa de dissertações e teses.

Agradecemos antecipadamente a colaboração de todos/as para a concretização deste Seminário de Pesquisa.

 

Boa leitura!

  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Línguas
  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Matemática e Ciências
  • Argumentação e Retórica nas Práticas Sociais

Comissão Organizadora

Eduardo Lopes Piris
Isabel Cristina Michelan de Azevedo

Comissão Científica

Alana Driziê Gonzatti dos Santos (UFRN)

Carla Severiano de Carvalho (UNEB)

Deywid Wagner de Melo (UFAL)

Dorotea Frank Kersch (UNISINOS)

Edilson de Souza Soares (UFS)

Eduardo Lopes Piris (UESC)

Elionai Mendes da Silva (UESC)

Esther López (UNT)

Flávio Passos Santana (UPE)

Francisco Geoci da Silva (UFRN)

João Carlos Caldato Correia (IFRJ)

João Paulo Attiê (UFS)

Joelene Tavares Correia (UESC)

Marcia Regina Curado Pereira Mariano (UFS)

María Elena Molina (UNS)

Matheus Matucelli dos Santos (UFS)

Max Silva da Rocha (UFAL)

Paulo Roberto Gonçalves-Segundo (USP)

Sheyla Fabricia Alves Lima (UESC)

Soade Pereira Jorge Calhau (UESC)

Vanesca Carvalho Leal (UFS)