Da fala para a escrita: intervenções discursivas em retextualizações de entrevistas

  • Autor
  • Marcia Souza Maia e Araujo
  • Co-autores
  • Maria Helena Besnosik
  • Resumo
  •  

     

    Este trabalho, ancorado no aporte teórico da Linguística Textual, mais especificamente nos estudos de Marcuschi (2003) acerca da Retextualização, versa sobre a natureza das intervenções textuais-discursivas decorrentes do processo de retextualização de entrevistas, numa interface entre texto oral e texto escrito, considerando as operações linguísticas-discursivas aí envolvidas. O seu propósito é compreender o nível de ocorrência dessas intervenções, e como esses textos são modificados, considerando as operações de retextualização em que há interferências mais ou menos acentuadas. A constituição do corpus se dá a partir de entrevistas concedidas pelos candidatos à presidência da República Aécio Neves e Dilma Rousseff, na campanha eleitoral de 2014, transformadas para a modalidade escrita da língua, por estudantes de 3ª e 4ª séries do Ensino Técnico Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA/Campus Ilhéus. Acreditamos que, mesmo não sendo a retextualização uma livre interpretação do texto-base, elementos constitutivos do evento de interação do qual o texto emerge poderão influenciar em alterações de sequências dos textos-alvo. A análise do corpus demonstrou que os estudantes assumiram a percepção das entrevistas levando em conta aspectos linguísticos e extralinguísticos do evento e que a adequação ao gênero textual proposto foi satisfatória. As intervenções ocorreram por meio de operações de substituição, reordenamento e condensação de ideias, descrevendo movimentos que modificaram partes do texto, produzindo novos sentidos e projetando a imagem dos candidatos positiva ou negativamente. A atividade de retextualização, por envolver complexas relações num plano textual-discursivo, e por depender de redes de referenciação dos sujeitos, é passível de alterações que excedem a relação entre fala e escrita.

     

     

  • Palavras-chave
  • Retextualização, intervenções discursivas, fala e escrita
  • Área Temática
  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Línguas
Voltar

O Seminário de Pesquisa do GPARA, em sua 8ª edição destina-se aos professores-pesquisadores e seus orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O objetivo do evento é proporcionar aos integrantes dos grupos um espaço  privilegiado para discussão de suas pesquisas em andamento, em fase de projeto ou já concluídas realizadas em Letras, Educação, Ciências e Matemática.

Assim, além de divulgar seu trabalho e ampliar redes de contato, os integrantes do grupo podem trocar experiências e construir aprendizados, por meio do questionamento e do livre debate de suas temáticas, problemáticas, abordagens metodológicas, inquietações e/ou propostas teóricas, procedimentos de análise, em que a troca de ideias favoreça o amadurecimento da pesquisa de cada integrante do grupo, bem como perscrutar novas temáticas e possibilidades de parcerias para organização de livros e de números temáticos em periódicos, participação em eventos de extensão, cursos na graduação e na pós-graduação, bancas de defesa de dissertações e teses.

Agradecemos antecipadamente a colaboração de todos/as para a concretização deste Seminário de Pesquisa.

 

Boa leitura!

  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Línguas
  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Matemática e Ciências
  • Argumentação e Retórica nas Práticas Sociais

Comissão Organizadora

Eduardo Lopes Piris
Isabel Cristina Michelan de Azevedo

Comissão Científica

Alana Driziê Gonzatti dos Santos (UFRN)

Carla Severiano de Carvalho (UNEB)

Deywid Wagner de Melo (UFAL)

Dorotea Frank Kersch (UNISINOS)

Edilson de Souza Soares (UFS)

Eduardo Lopes Piris (UESC)

Elionai Mendes da Silva (UESC)

Esther López (UNT)

Flávio Passos Santana (UPE)

Francisco Geoci da Silva (UFRN)

João Carlos Caldato Correia (IFRJ)

João Paulo Attiê (UFS)

Joelene Tavares Correia (UESC)

Marcia Regina Curado Pereira Mariano (UFS)

María Elena Molina (UNS)

Matheus Matucelli dos Santos (UFS)

Max Silva da Rocha (UFAL)

Paulo Roberto Gonçalves-Segundo (USP)

Sheyla Fabricia Alves Lima (UESC)

Soade Pereira Jorge Calhau (UESC)

Vanesca Carvalho Leal (UFS)