O ensino argumentação é recomendado pelos documentos curriculares que orientam o trabalho pedagógico na Educação Básica brasileira, como a Base Nacional Comum Curricular, a fim de orientar como as práticas de linguagem podem ser desenvolvidas ao longo do Ensino Fundamental. Entretanto, as propostas sugeridas nesses documentos carecem de precisão quanto aos conceitos relativos à argumentação, o que dificulta a aplicabilidade de ações pedagógicas em sala de aula. Assim, o presente trabalho visa a propositura de análise de atividades didáticas construídas a partir de temas relacionados à argumentação, partindo das perspectivas teóricas encontradas no livro “Dez questões para o ensino da argumentação na Educação Básica” (Azevedo et. al., 2023). Ao partir da perspectiva da argumentação interacional, resolvemos desenvolver um trabalho pedagógico, junto ao corpo docente do município de Tobias Barreto/SE, a fim de orientar os docentes a saber como agir junto aos estudantes matriculados nos anos finais do ensino fundamental. Como base em uma metodologia documental, os resultados iniciais apontam que as discussões em torno de questões polêmicas, que suscitam divergências de pontos de vista, requerem um aprofundamento no âmbito das teorias da argumentação e dos processos de ensino-aprendizagem. Valemo-nos também das atividades didáticas elaboradas para a faixa etária de 11 a 15 anos, a fim de analisar as temáticas de relevância social que podem ser tematizadas na escola. A título de ilustração, a atividade que discute a educação antirracista proporciona a adesão dos estudantes à temática e o interesse de aprimorar ainda mais os conhecimentos experienciais e acadêmicos, o que inclui a compreensão de algumas das teorias da argumentação. Como as ações formativas ainda estão em andamento, as avaliações são parciais, mas indicam procedimentos que podem ser replicados em diferentes ambientes escolares.
O Seminário de Pesquisa do GPARA, em sua 8ª edição destina-se aos professores-pesquisadores e seus orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O objetivo do evento é proporcionar aos integrantes dos grupos um espaço privilegiado para discussão de suas pesquisas em andamento, em fase de projeto ou já concluídas realizadas em Letras, Educação, Ciências e Matemática.
Assim, além de divulgar seu trabalho e ampliar redes de contato, os integrantes do grupo podem trocar experiências e construir aprendizados, por meio do questionamento e do livre debate de suas temáticas, problemáticas, abordagens metodológicas, inquietações e/ou propostas teóricas, procedimentos de análise, em que a troca de ideias favoreça o amadurecimento da pesquisa de cada integrante do grupo, bem como perscrutar novas temáticas e possibilidades de parcerias para organização de livros e de números temáticos em periódicos, participação em eventos de extensão, cursos na graduação e na pós-graduação, bancas de defesa de dissertações e teses.
Agradecemos antecipadamente a colaboração de todos/as para a concretização deste Seminário de Pesquisa.
Boa leitura!
Comissão Organizadora
Eduardo Lopes Piris
Isabel Cristina Michelan de Azevedo
Comissão Científica
Alana Driziê Gonzatti dos Santos (UFRN)
Carla Severiano de Carvalho (UNEB)
Deywid Wagner de Melo (UFAL)
Dorotea Frank Kersch (UNISINOS)
Edilson de Souza Soares (UFS)
Eduardo Lopes Piris (UESC)
Elionai Mendes da Silva (UESC)
Esther López (UNT)
Flávio Passos Santana (UPE)
Francisco Geoci da Silva (UFRN)
João Carlos Caldato Correia (IFRJ)
João Paulo Attiê (UFS)
Joelene Tavares Correia (UESC)
Marcia Regina Curado Pereira Mariano (UFS)
María Elena Molina (UNS)
Matheus Matucelli dos Santos (UFS)
Max Silva da Rocha (UFAL)
Paulo Roberto Gonçalves-Segundo (USP)
Sheyla Fabricia Alves Lima (UESC)
Soade Pereira Jorge Calhau (UESC)
Vanesca Carvalho Leal (UFS)