As experiências em sala de aula nos fazem perceber que aspráticas de leitura e oralidade, previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), requerem propostas de atividades planejadas. Ao relacionar essas práticas ao ensino da argumentação, consideramos importante situar o desenvolvimento em contextos interacionais (Plantin, 2008; Grácio, 2016), visto que favorecem aos estudantes desenvolverem conhecimentos por meio de leituras nas quais podem comparar informações a situações que vivenciam. Especificamente, na oralidade, propomos um trabalho que enfatiza o ato de assumir suas próprias posições e se manifestar nesses contextos sociais variados. Diante disso, nesta comunicação, com base em uma metodologia documental, objetivamos discutir uma proposta, elaborada para o desenvolvimento do projeto de extensão Ensino de Argumentação na Escola (ENARE), realizado em Tobias Barreto/SE, que integra ambas as práticas em torno da temática automedicação, para auxiliar os estudantes no desenvolvimento de suas capacidades argumentativas. Os resultados preliminares apontam que, ao contextualizar a problemática, demarcada por estudos que apontam o Brasil como recordista mundial em automedicação, os estudantes têm a oportunidade de argumentar a partir de referências pessoais e científicas. Também observarmos que essas articulações ocorrem por meio de gêneros concretos queampliam as noções inicialmente percebidas, bem como poratividades que facilitam a produção de pontos de vista e a construção de argumentos. Concluímos que, por parte dos estudantes em discussões que podem ser proporcionadas na escola, ao longo dos distintos anos do ensino fundamental, a ampliação de capacidades argumentativas pode ser efetivada.
O Seminário de Pesquisa do GPARA, em sua 8ª edição destina-se aos professores-pesquisadores e seus orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O objetivo do evento é proporcionar aos integrantes dos grupos um espaço privilegiado para discussão de suas pesquisas em andamento, em fase de projeto ou já concluídas realizadas em Letras, Educação, Ciências e Matemática.
Assim, além de divulgar seu trabalho e ampliar redes de contato, os integrantes do grupo podem trocar experiências e construir aprendizados, por meio do questionamento e do livre debate de suas temáticas, problemáticas, abordagens metodológicas, inquietações e/ou propostas teóricas, procedimentos de análise, em que a troca de ideias favoreça o amadurecimento da pesquisa de cada integrante do grupo, bem como perscrutar novas temáticas e possibilidades de parcerias para organização de livros e de números temáticos em periódicos, participação em eventos de extensão, cursos na graduação e na pós-graduação, bancas de defesa de dissertações e teses.
Agradecemos antecipadamente a colaboração de todos/as para a concretização deste Seminário de Pesquisa.
Boa leitura!
Comissão Organizadora
Eduardo Lopes Piris
Isabel Cristina Michelan de Azevedo
Comissão Científica
Alana Driziê Gonzatti dos Santos (UFRN)
Carla Severiano de Carvalho (UNEB)
Deywid Wagner de Melo (UFAL)
Dorotea Frank Kersch (UNISINOS)
Edilson de Souza Soares (UFS)
Eduardo Lopes Piris (UESC)
Elionai Mendes da Silva (UESC)
Esther López (UNT)
Flávio Passos Santana (UPE)
Francisco Geoci da Silva (UFRN)
João Carlos Caldato Correia (IFRJ)
João Paulo Attiê (UFS)
Joelene Tavares Correia (UESC)
Marcia Regina Curado Pereira Mariano (UFS)
María Elena Molina (UNS)
Matheus Matucelli dos Santos (UFS)
Max Silva da Rocha (UFAL)
Paulo Roberto Gonçalves-Segundo (USP)
Sheyla Fabricia Alves Lima (UESC)
Soade Pereira Jorge Calhau (UESC)
Vanesca Carvalho Leal (UFS)